Saiba como as plataformas educacionais se tornaram tendência!

Saiba como as plataformas educacionais se tornaram tendência!

Também chamada de ambiente de aprendizagem ou sala de aula virtual, uma plataforma educacional nada mais é do que um espaço de ensino digital que agrega múltiplas funcionalidades semelhantes à estrutura da sala de aula física.

De acordo com as novas tendências na educação, sobretudo no que diz respeito ao uso da tecnologia, tal modelo de ensino vem sendo apontado como uma solução acessível, flexível, dinâmica e segura para o ensino. Por essa razão, cada vez mais escolas estão conhecendo e observando os resultados positivos da implementação desse tipo de recurso educativo tecnológico.

Vale dizer que as plataformas educacionais não substituem o ensino presencial. Visando ao desenvolvimento pleno dos estudantes, o recomendável é que se faça uma combinação entre as modalidades, extraindo o melhor de cada uma delas.

A seguir, entenda mais sobre o que é uma plataforma educacional, como esse modelo se tornou uma tendência e quais são seus impactos no processo de ensino e aprendizagem! Além disso, conheça alguns exemplos!

O que é uma plataforma educacional e por que esse modelo de ensino se tornou uma tendência?

Uma plataforma educacional é um ambiente de aprendizagem criado em meio virtual que se assemelha às salas de aula físicas. Ela tem como intuito possibilitar tanto aos alunos quanto aos professores o acesso a um espaço com funcionalidades diversas.

Funciona com base em um Learning Management System (LMC), que, por sua vez, refere-se a um sistema de gestão de ensino direcionado para suprir as necessidades dos estudantes, oferecendo informações suficientes para que os educadores consigam gerir o percurso e acompanhar o desenvolvimento de cada um deles.

De forma simples, uma plataforma educativa, ou sala de aula virtual, pode ser compreendida enquanto um sistema no qual o estudante efetua um cadastro de modo a ter acesso a conteúdos variados, apresentado em diferentes formatos, tais como videoaulas, apostilas, e-books, apresentações etc.

Algumas apresentam soluções ainda mais inovadoras que podem ser entendidos como exemplos de recursos possíveis e bem interessantes:

  • chats ou fóruns para troca de informações entre alunos e professores ou entre os próprios alunos;
  • transmissões ao vivo das aulas;
  • podcasts;
  • jogos (gamificação);
  • infográficos;
  • relatórios e avaliações de desempenho.

Por estar alinhada às demandas do século XXI — especialmente no que tange à utilização dos recursos tecnológicos e à personalização do ensino, assim como à flexibilidade e à acessibilidade — essa metodologia tem se tornado uma verdadeira tendência para a educação, sendo cada vez mais comum encontrar colégios e outras instituições educacionais aderindo a ela.

Como ela impacta o processo de ensino e aprendizagem?

As inovações tecnológicas produziram impactos em uma série de áreas de nossa vida, como saúde, política, segurança, cultura e também educação. No caso da última, se em um primeiro momento houve certa desconfiança em relação ao uso da tecnologia, hoje a situação mudou consideravelmente, uma vez que cresce a aceitação e o interesse da sociedade nesse tipo de recurso.

O ensino presencial não deixa de ter a sua importância, ou seja, as plataformas educacionais não pretendem substituí-lo. De modo contrário, a intenção está relacionada à complementação e diversificação do ensino. Além disso, o engajamento das crianças e dos jovens em seu próprio aprendizado também é um dos grandes objetivos (e resultados) da implementação de tal metodologia.

Abaixo, confira os principais benefícios de uma plataforma educacional!

Estimula a interação

Os espaços para troca de informações, como chats ou fóruns, aumentam a interação dos estudantes entre si e também com os professores. Isso colabora para o aprofundamento dos temas e conteúdos, bem como para aumentar a motivação em relação aos estudos.

Resolve eventuais dúvidas

O canal direto de comunicação com os educadores ou tutores permite que os alunos tirem suas dúvidas no momento em que elas surgem. Em outras palavras, quando estão estudando ou fazendo suas atividades, não precisam esperar chegar à sala de aula para obterem respostas às suas perguntas.

Complementa o estudo

Como dito, uma plataforma educacional possibilita a inserção de conteúdos em diversos formatos. Além de chamar a atenção e aumentar o interesse dos estudantes, essa diversificação de linguagens ajuda a complementar o estudo, trazendo informações mais aprofundadas e até mesmo a ampliação dos temas.

Favorece a autonomia

Em geral, os ambientes são bastante intuitivos, com muitas funcionalidades e repletos de atividades engajadoras. Por isso, favorecem a autonomia e o protagonismo dos alunos no que diz respeito ao seu próprio processo de aprendizagem.

Personaliza o conteúdo

Cada pessoa aprende mais de uma certa maneira, responde melhor a certos estímulos, tem seu próprio ritmo e interesses. As plataformas de EAD permitem a personalização do conteúdo e também uma maior flexibilidade para escolha de horários e maneiras de estudar.

Por meio de avaliações contínuas, os professores conseguem acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Podem, inclusive, elaborar e disponibilizar relatórios, que oportunizam aos alunos a verificação do andamento de seu aprendizado, de forma a constatarem as próprias potencialidades e deficiências.

Permite acompanhar o desenvolvimento dos alunos

Quais são os principais exemplos de plataformas educacionais?

Em seguida, apresentamos alguns dos principais exemplos de plataformas e aplicativos voltados à educação para você conhecer hoje mesmo. Acompanhe!

Remind

Essa ferramenta de comunicação é bastante intuitiva, segura e gratuita. Ela permite que os professores entrem em contato com alunos e também com os pais ou responsáveis. As mensagens podem ser encaminhadas de forma individual ou coletiva (turmas).

Programaê

O intuito do Programaê é simplificar a linguagem da programação, de modo a alcançar crianças e jovens. São vários recursos gratuitos disponíveis aos usuários.

YouTube Edu

O YouTube Edu é uma plataforma que agrupa uma série de vídeos de professores brasileiros, especializados em diferentes áreas do conhecimento. A qualidade é garantida porque os vídeos passam por uma curadoria prévia.

Scoola

A plataforma Scoola é direcionada para crianças do Educação Infantil e Ensino Fundamental. O seu principal objetivo é tornar a utilização da tecnologia na educação mais humanizada. Possibilita análise do rendimento e personalização do conteúdo.

Brightbytes

O Brightbytes proporciona aos professores uma análise detalhada, em relatórios e gráficos, do desempenho e outras informações dos alunos. O propósito é aperfeiçoar o processo de ensino, tornando a aprendizagem mais efetiva.

Pleno Digital

A Pleno Digital é a plataforma educativa do Programa Pleno. Oferece dicas, videoaulas e muitas outras atividades feitas de modo especial para os estudantes, suas famílias e os educadores. Ela pretende ampliar o aprendizado socioemocional para além do espaço físico da escola.

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona a plataforma educacional Pleno Digital? Entre em contato conosco, será um prazer apresentá-la a você!

Comments are closed.