5 tipos de metodologias ativas na educação a distância

5 tipos de metodologias ativas na educação a distância

Um dos grandes desafios que os professores enfrentam no dia a dia é encontrar maneiras de engajar os alunos nas aulas e oferecer ferramentas que ampliem o desempenho deles nos estudos. Por essa razão, inovar no processo de ensino-aprendizagem é a chave para conquistar melhores resultados, tornando as aulas mais agradáveis e interessantes ― especialmente nesta fase em que o ensino online está muito mais presente na rotina diária.

Listamos, neste artigo, 5 tipos de metodologias ativas na educação a distância. Com as informações contidas aqui, você pode estimular seus alunos a se tornarem protagonistas na construção do próprio conhecimento. Acompanhe!

O que são as metodologias ativas de aprendizagem?

É considerada aprendizagem ativa qualquer atividade pedagógica em que o aluno participa ou interage com o processo de ensino

As metodologias ativas de aprendizagem configuram uma abordagem de ensino muito mais dinâmica, pois incentivam o envolvimento ativo dos alunos por meio de diferentes práticas, como discussões, resolução de problemas, estudos de caso, dramatizações, jogos, projetos e muito mais. 

As abordagens de aprendizagem ativa transformam significativamente a sala de aula, a relação entre professor e aluno, e os papéis de cada um. Ao contrário das abordagens tradicionais ― em que, basicamente, se lê, escuta, assiste e faz exercícios na maior parte do tempo ―, na aprendizagem ativa, os estudantes ganham muito mais responsabilidade em sua atuação nas disciplinas, pois eles colaboram com o processo de ensino.

O professor deixa o papel de instrutor que compartilha conhecimento para se tornar um tutor ou facilitador do processo de ensino-aprendizagem, e sua função será orientar e conduzir os alunos durante as propostas.

Algumas funções da aprendizagem ativa são:

  • prender a atenção e aumentar a motivação do estudante;
  • avaliar o conhecimento prévio do aluno;
  • promover a solução de problemas e aumentar a compreensão do aluno;
  • averiguar o nível de entendimento do estudante acerca de um assunto;
  • ajudar os alunos a revisarem materiais para exames;
  • preparar os alunos para desafios mais complexos;
  • explorar a relevância dos conteúdos para a vida pessoal e profissional dos alunos;
  • contribuir para o desenvolvimento de competências cognitivas e habilidades socioemocionais.

Quais são os tipos de metodologias ativas na educação a distância?

Naturalmente, a educação a distância tem uma vocação natural para a aprendizagem ativa, já que se espera uma participação maior dos estudantes. Ainda que na prática esse envolvimento dos alunos tenha alguns obstáculos a ser superados, a dinâmica das atividades pede a participação da turma e pode agregar muito ao seu desempenho ao longo das aulas.

Nesse sentido, os professores devem saber quais são os melhores tipos de metodologias ativas para criar as atividades pedagógicas mais adequadas para cada faixa etária e perfil de aluno. Conheça alguns deles a seguir e veja como podem ser utilizados no meio online.

1. Ensino híbrido

O ensino híbrido consiste na junção de atividades presenciais e online, que podem ser ministradas simultaneamente ou em momentos separados. Um bom exemplo aconteceu na pandemia, em que parte dos alunos estudava em casa enquanto outro grupo fazia as atividades presenciais.

A ideia do ensino híbrido vai muito além, e a associação com as tecnologias permite o impulsionamento do aprendizado por meio de várias estratégias. Veja algumas delas.

Sala de aula invertida

Nessa proposta, os alunos se preparam para as aulas presenciais realizando atividades online sobre os assuntos que vão aprender. Com os ambientes virtuais de aprendizagem, isso pode ser feito por meio de textos, podcasts, videoaulas e até jogos. Ao chegarem à sala de aula, eles estão relativamente familiarizados com o conteúdo, assim, o professor avançará nas explicações.

Flex

No modelo flex, os alunos podem escolher trilhas de aprendizado de acordo com suas preferências. Para isso, o professor pode criar uma agenda personalizada de estudos online, em que os estudantes podem escolher as atividades mais agradáveis até cumprir uma proposta de atividades. Por ser flex, eles podem decidir seu cronograma de atividades de acordo com o perfil de cada um.

Estações rotacionais

Os professores criam estações de trabalho pelas quais os alunos deverão passar. Essa é uma ótima ferramenta para estimular a interdisciplinaridade, uma vez que as estações podem ser dirigidas por vários professores. Para isso, as atividades podem ser realizadas em diversas ferramentas, como salas do Zoom, Google Classroom ou outros aplicativos educacionais.

2. Aprendizagem baseada em problemas

Aprendizagem baseada em problemas ― do inglês Problem Based Learning (PBL) ― é uma proposta na qual problemas do mundo real são utilizados para promover a aprendizagem de conceitos nas variadas disciplinas.

A vantagem do PBL é que pode ser incorporado em qualquer situação de aprendizagem tanto para momentos pontuais quanto para conteúdos mais longos, que durem várias aulas.

Embora pensado inicialmente para o modelo presencial de ensino, o PBL pode ser adaptado ao meio online ou utilizado no contexto do Ensino híbrido. Essa proposta funciona melhor com atividades em grupo e ajuda a promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, de resolução de problemas e de comunicação.

O professor pode avaliar as ferramentas online disponíveis e criar projetos práticos, em que os alunos apresentem soluções para a questão abordada. Alguns temas possíveis são: sustentabilidade e meio ambiente, consciência social, patrimônio público, saúde, economia, tecnologia.

3. Brainstorming

Brainstorming, ou Tempestade de ideias, é um excelente tipo de metodologia ativa que estimula os alunos a se expressarem. É uma das atividades mais adaptáveis ao ensino a distância, pois não precisa de muitos recursos e propicia um ambiente acolhedor.

A partir de um tema ou problema proposto, os alunos vão discutir ideias em conjunto até chegarem aos melhores argumentos. Isso pode ser feito com o grupo todo ou as turmas podem ser divididas em salas simultâneas.

É importante ressaltar que nenhuma ideia pode ser invalidada, inicialmente. Após recolhidas todas as possibilidades, o professor e os alunos vão concluir quais argumentos são adequados ou não para a questão proposta.

4. Gamificação

Outra expressão vinda do inglês, a Gamificação (Gamification) utiliza a lógica e os elementos dos jogos para motivar, engajar e ensinar ― pontos, classificação, feedbacks, premiações, criação personagens e histórias, avatares, labirintos, enigmas e desafios são alguns exemplos.

Na educação a distância, essa é uma metodologia ativa que chama a atenção dos alunos, por ser muito divertida. Mesmo que você não tenha as ferramentas mais modernas à disposição, com um pouco de criatividade é possível criar ótimas propostas. Veja alguns exemplos de estratégias:

  • quizzes;
  • storytelling (criação de narrativas e histórias ficcionais);
  • conteúdo dividido em fases (como se fosse um videogame);
  • sistema de recompensas por mérito (entregar os trabalhos em dia, cumprir as tarefas etc.);
  • competição em equipes;
  • puzzles (enigmas que são quebra-cabeças para raciocínio lógico e pensamento crítico).

5. Aprendizagem baseada em jogos

Apesar do nome, a Aprendizagem baseada em jogos não é gamificação. Ela envolve o uso de jogos físicos e digitais, como é o caso do famoso Minecraft, para promover habilidades de pensamento crítico ou conceitos simples.

É um tipo de metodologia ativa muito fácil de implementar a distância. Muitos sites educacionais infantis, por exemplo, têm jogos fáceis de entender e que mesclam aprendizagem e pura diversão. Além disso, diversos deles são colaborativos e usam um servidor ponto a ponto para conectar dois ou mais alunos a um único jogo.

Por que as metodologias ativas são importantes?

A eficácia das metodologias ativas de aprendizagem é comprovada cientificamente. Umas das pessoas que mais teorizou a questão foi o educador norte-americano Edgar Dale, por meio de seu Cone de Aprendizagem. Segundo ele, quando um aluno tem uma postura de protagonista, sua taxa de retenção do conhecimento pode chegar a 90%. Ao aprender de maneira passiva, por sua vez, esses percentuais não ultrapassam 50%.

É importante que você conheça os tipos de metodologias ativas e agregue as melhores práticas às suas aulas. Você verá como o desempenho dos alunos aumentará e suas aulas ficarão muito mais atraentes!

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