Você sabe por que as escolas estão incluindo programas de educação socioemocional no projeto pedagógico? As experiências vividas na infância e adolescência têm um impacto enorme no futuro de qualquer pessoa e vão muito além de aprender a ler, escrever e contar.
Lidar com as emoções, ser responsável por suas ações, adquirir confiança, respeitar a si e aos outros são alguns dos itens vitais para que qualquer pessoa consiga viver em sociedade. Logo, ter essas habilidades bem desenvolvidas reflete na construção de uma cultura social, emocional e intelectual mais integral de cada aluno, o que reverberará de maneira importante em seu futuro.
Mas, para que uma criança ou adolescente consiga atingir todo o seu potencial, a escola e a família precisam unir forças e compreender a importância dessa questão. Pensando nisso, fizemos este artigo para mostrar a você como um programa de educação socioemocional na escola pode ser transformador e como o Programa Pleno pode lhe ajudar! Fique conosco nesta leitura!
O que é educação socioemocional?
De acordo com a Casel (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), organização norte-americana fundada em 1994, pioneira no estudos da aprendizagem socioemocional:
Educação socioemocional é o processo pelo qual os jovens e adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções e atingir objetivos pessoais e coletivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis e cuidadosas.
Pensando na educação de maneira global, a educação socioemocional vai muito além da formação individual ao favorecer a criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor, mais justo e igualitário. Como consequência, isso contribui para além dos muros da escola e gera impactos positivos na família e na comunidade.
No Brasil, a educação socioemocional ganhou mais apoio depois que o Ministério da Educação incluiu as competências socioemocionais na reformulação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), integrando-as às suas 10 competências gerais. Agora, por lei, todas as escolas devem incluir a temática em seus currículos.
Por que as famílias devem investir nessa proposta?
As famílias são parceiras essenciais no desenvolvimento socioemocional dos filhos, pois esse é um trabalho que começa em casa. É no ambiente familiar que comportamentos, habilidades e atitudes esperados de uma criança começam a ser moldados e, mais tarde, se estendem para o convívio social na escola.
Por outro lado, as famílias necessitam do apoio da escola, por exemplo, participando ativamente de um programa de educação socioemocional ― uma forma dirigida de orientar ações para valorização dessas competências e habilidades para além da sala de aula.
Esse tipo de ação, certamente, vai ajudar você a compreender melhor as questões dos seus filhos e facilitar, entre outras coisas, que eles saibam expressar suas emoções e seus sentimentos de maneira saudável e em um ambiente seguro.
Além disso, com um programa de educação socioemocional oferecido na escola, pais e familiares também podem melhorar ainda mais o relacionamento dentro de casa. Você já parou para pensar o quanto o universo infantil é uma excelente fonte de aprendizado para os adultos?
Quais os benefícios da educação socioemocional para a criança?
Agora, vamos falar diretamente sobre a criança. Veja como a educação socioemocional pode, de fato, beneficiar seu desenvolvimento!
Gerenciamento das emoções
Gerenciar emoções pode ser difícil, especialmente se a criança não têm as ferramentas para fazer isso de forma eficaz. Um componente importante nos programas de educação socioemocional é ensinar às crianças e jovens como administrar esses sentimentos e lidar com eles da melhor maneira.
Alcance de objetivos
Um grande benefício da gestão das emoções é criar metas específicas e mensuráveis para o futuro. O estabelecimento de metas é importante em todas as áreas da vida, desde melhorar suas notas até identificar as etapas para conseguir o emprego dos sonhos.
Melhoria no desempenho escolar
As habilidades socioemocionais também auxiliam os alunos a ter melhor desempenho na escola. Isso porque, além da gestão das emoções, outras habilidades importantes são trabalhadas, como planejamento, organização, administração do tempo, resolução de problemas, cooperação e trabalho em equipe.
Empatia
Empatia é uma forma de conexão, e desenvolvê-la ajuda a criança a se colocar no lugar do outro. Ela fica mais consciente de suas atitudes e se torna fonte de apoio para quem estiver precisando.
Melhoria das relações interpessoais
A educação socioemocional inclui aprender a se colocar no lugar do outro, construir e manter relacionamentos saudáveis, resolver conflitos de forma empática, e muito mais.
Tomada de decisões responsável
A criança aprende a tomar decisões mais sábias e responsáveis, preparando-se para lidar com escolhas difíceis que enfrentará pela vida. Por exemplo, escolha da carreira, ceder à pressão de grupos de convívio, sair de uma situação que não lhe agrada etc.
Vamos conhecer o Programa Pleno?
O Programa Pleno é um programa de educação socioemocional que envolve a todos, dos professores às famílias dos alunos. O objetivo é contribuir para a formação integral de crianças e jovens, a fim de que construam as habilidades socioemocionais necessárias para compreender o mundo, seu papel na sociedade e, assim, estabelecer seu projeto de vida.
A base do Programa Pleno está nos seguintes pilares:
- educação socioemocional: matriz pedagógica baseada na BNCC, UNESCO e CASEL;
- aprendizagem baseada em projetos e problemas: ações construídas com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);
- ensino híbrido: as atividades são desenvolvidas em sala de aula e em casa por meio de uma plataforma digital exclusiva ― e os pais são participantes;
- consultoria pedagógica: consultores pedagógicos especializados em educação socioemocional e gestão escolar ajudam a escola durante a jornada do projeto.
Como as atividades acontecem?
O Programa Pleno é incluído no currículo escolar e tem a carga horária de 1h/aula por semana. As atividades são baseadas em projetos bimestrais e os professores recebem um manual para executar as aulas tanto de forma presencial quanto online.
Em todos os ambientes de aprendizado é oferecido um material especialmente preparado para cada fase escolar, alinhado com os interesses e necessidades dos alunos. Além disso, os professores contam com um guia especial com conteúdos socioemocionais e ferramentas para o trabalho remoto.
Agora, você já tem mais clareza de como um programa de educação socioemocional pode ser transformador para a vida dos seus filhos. Quer conhecer melhor o Programa Pleno? Entre em contato conosco agora mesmo!