O que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

O que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

O currículo do Novo Ensino Médio mudou e hoje integra uma formação geral básica composta por atividades previstas na BNCC e Itinerários Formativos — que dão liberdade para o aluno escolher uma área para aprofundar e ampliar seus conhecimentos.

O objetivo da iniciativa é tornar a experiência educativa mais interessante e também desenvolver habilidades importantes para o futuro do estudante, como tomada de decisão, proatividade, inovação e resolução de problemas.

Acompanhe a seguir e confira o que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e como a mudança impacta a rotina escolar!

O que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

O projeto do Novo Ensino Médio passou a ser implementado em 2022 nas instituições de ensino de todo o país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os Itinerários Formativos reúnem um conjunto de disciplinas, oficinas e núcleos de estudos, que permitem que o aluno tenha um conhecimento aprofundado em uma determinada área de estudo.

A montagem das unidades curriculares para cada estudante é feita de acordo com os gostos pessoais, as perspectivas profissionais e as habilidades. Ao final do Ensino Médio, a instituição emite um certificado atestando a conclusão do Itinerário Formativo cursado. 

Tudo isso torna a formação mais flexível e diversificada. Mesmo assim, as escolas têm autonomia para escolher quais Itinerários Formativos serão ofertados. A BNCC deixa bem claro que a oferta dos Itinerários Formativos leve em consideração a realidade dos alunos, seus anseios e os recursos físicos, materiais e humanos da instituição escolar. 

A proposta é que o ambiente de ensino propicie a construção de projetos de vida, levando os estudantes a atuarem de forma mais consciente rumo aos seus objetivos.

Como os Itinerários Formativos funcionam?

As alterações propostas pelos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio têm o objetivo de qualificar os alunos em alguma área de conhecimento e proporcionar formação técnica e profissional.

A ideia é fortalecer o protagonismo juvenil e atender às necessidades e expectativas dos jovens, por meio de programas e habilitações que contribuam para a permanência e melhoria dos resultados do processo de aprendizagem.

Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o funcionamento dos Itinerários Formativos, continue a leitura a seguir e confira mais informações sobre o assunto!

Objetivos

A criação dos Itinerários Formativos pretende fortalecer o engajamento e protagonismo estudantil, assegurando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades. Para isso, o programa é organizado em quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Tais eixos visam integrar os diferentes Itinerários Formativos e criar oportunidades para que os alunos vivenciem experiências mais significativas e associadas à sua realidade. Além disso, os principais objetivos do instrumento de educação do Novo Ensino Médio são:

  • aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas de conhecimento ou à formação técnica e profissional;
  • consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida;
  • promover valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade;
  • desenvolver habilidades que permitam aos alunos ter uma visão de mundo ampla, tomar decisões e agir nas mais diversas situações na escola, no trabalho e na vida como um todo.

Áreas de conhecimento

Os diferentes tipos de Itinerários Formativos devem considerar a realidade local, como citamos, e também as demandas apresentadas pelos alunos. Por isso, o programa é dividido em cinco áreas e estruturado visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento de conhecimentos e competências específicas, estipuladas pela BNCC. Veja:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Formação Técnica e Profissional.

A escola pode impulsionar espaços de diálogo com os estudantes, mostrando as possibilidades de escolha dos Itinerários Formativos. Essa é a uma forma de avaliar seus interesses e, consequentemente, orientá-los nessa decisão.

Além desse programa, a formação técnica e profissional também será mais uma alternativa. Ao final do Ensino Médio, por exemplo, o educando pode adquirir certificados que comprovem sua participação nos cursos

Carga horária

Segundo a BNCC, a carga horária do Novo Ensino Médio é de 3.000 horas: 1.800h destinadas ao currículo comum e 1.200h aos Itinerários Formativos. De todas as áreas do conhecimento, apenas os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa serão obrigatórios em todos os anos do nível médio.

Sem dúvidas, a atual carga horária impacta toda a gestão escolar, fazendo com que a instituição de ensino foque em conteúdos com caráter formativo e profissionalizante. Para facilitar a migração da antiga para a nova proposta, é fundamental que diretores, coordenadores e educadores atuem em conjunto para elaborar abordagens e práticas pedagógicas mais condizentes com as atuais mudanças.

BNCC

A BNCC é o principal documento que define quais serão as aprendizagens essenciais que todo aluno deve desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação. Por isso mesmo, a BNCC norteia a formulação dos currículos das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os educandos aperfeiçoem ao longo da escolaridade.

Com isso, cada área do conhecimento é articulada com o que foi estipulado pela BNCC, preparando os estudantes para a vida profissional que desejam seguir após a conclusão do Ensino Médio. Assim, determinadas disciplinas deixam de ser obrigatórias e passam a ser estudadas a partir das demandas dos Itinerários Formativos.

Para adequar a sua instituição às mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, é fundamental informar-se com os principais órgãos educativos. Com isso, a escola tem mais chances de oferecer um processo de aprendizagem atualizado e apropriado às demandas dos alunos.

Além disso, essa é uma maneira de também estar regularizado diante do Ministério da Educação, que exige, desde 2022, a adoção das propostas do Novo Ensino Médio em ambientes de ensino de todo o país. Tenha em mente que os Itinerários Formativos são importantes instrumentos para a prática pedagógica e prometem dar mais sentido e coesão ao próprio ato educativo. 

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então aproveite a visita e saiba tudo sobre as Eletivas Pleno do Novo Ensino Médiodisciplinas temáticas que podem ser implementadas na rotina para proporcionar aprendizados práticos e direcionados às necessidades de cada fase de ensino!

Comments are closed.