Aluno protagonista como aplicar esse conceito na sala de aula

Aluno protagonista: como aplicar esse conceito na sala de aula?

Você sabe o que significa o conceito de aluno protagonista? Nesse processo, os estudantes têm um papel central e ativo na aprendizagem. Ou seja, no lugar de apenas absorver conteúdos, eles irão criar, debater e expor suas ideias.

Com isso, professores e estudantes passam a ter uma relação de parceria e troca, algo bastante relevante para a construção do conhecimento. É uma maneira, portanto, de proporcionar mais autonomia e incentivar um ensino mais significativo.

Quer entender como aplicar o conceito de aluno protagonista na sala de aula? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

Qual a importância de aplicar o conceito em sala de aula?

O estudante estimulado a se tornar protagonista em sala de aula tem mais chances de desenvolver novas habilidades e competências para além do que é proposto no currículo pedagógico, além disso, ele vai, constantemente, exercitar a criatividade, a disciplina, o pensamento crítico e a cooperação

Permitir que o aluno atue como protagonista na vida escolar significa que ele pode assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem, tendo o suporte de seus educadores. Por isso, ele acaba sendo capaz de agir com mais independência e proatividade na rotina de ensino

Quanto mais cedo o protagonismo é trabalhado em sala de aula, melhores são os resultados no futuro. Inclusive, a ideia aparece diversas vezes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O texto destaca como é importante o estudante compreender o sentido do que está aprendendo em relação à realidade, como ele vai fazer uso daquele conhecimento na prática.

Em alguns trechos da BNCC, o protagonismo é apontado como uma verdadeira necessidade para o desenvolvimento global do discente enquanto cidadão. Para isso, os educadores podem investir em estratégias e metodologias de aprendizagem ativa que fomentem a autonomia, a proatividade e o engajamento estudantil.

Como trabalhar o protagonismo com os estudantes?

Uma das melhores maneiras de trabalhar o protagonismo em sala de aula é adotar ferramentas pedagógicas que posicionem o aluno como centro do processo de ensino. Com isso, as chances de criar um cotidiano escolar mais atrativo e dinâmico são bem maiores.

O mais bacana é que as estratégias podem ser desenvolvidas de diferentes maneiras, inclusive, com o suporte de recursos tecnológicos inovadores. Para isso, é preciso que a instituição de ensino e os professores transformem a visão a respeito dos ideais educacionais mais tradicionais.

Veja, a seguir, algumas sugestões para exercitar o protagonismo com os discentes da melhor forma!

Usar a tecnologia como aliada

Graças à transformação digital, os educadores e alunos contam, hoje, com uma série de alternativas tecnológicas que fazem a diferença em sala de aula. Uma ótima maneira da escola auxiliar na autonomia do aprendizado, por exemplo, é investir no uso de plataformas de ensino

Aliar a tecnologia com o processo educativo é um ponto-chave para aumentar a motivação. A gamificação, por exemplo, deixa as aulas mais dinâmicas, interessantes e divertidas. O recurso propõe, justamente, um ensino mais estimulante e significativo, que tem como foco principal a resolução de problemas.

Adotar diferentes metodologias

Há alguns anos, o formato tradicional de educação vem sendo amplamente discutido e questionado. Para contornar as dificuldades encontradas nesse modelo, é fundamental que os professores adotem diferentes metodologias para apoiar a aprendizagem.

A sala de aula invertida, por exemplo, é uma boa alternativa para estimular o protagonismo. Na prática, o estudante sai da postura passiva de ouvinte e assume a responsabilidade pela construção do conhecimento. Com isso, ele se torna um agente mais ativo, organizado e independente, tendo mais facilidade para assimilar os conteúdos propostos.

Deixar o aluno à vontade

Outro ponto fundamental é proporcionar liberdade ao discente, permitindo que ele faça pesquisas, crie hipóteses, passe por experiências diferenciadas e avalie seus próprios resultados com total autonomia. É importante que esta prática pedagógica ocorra em todas as áreas do conhecimento.

Sentindo-se à vontade para tomar decisões e potencializar o processo de aprendizagem, sem dúvidas, o estudante também acaba tendo mais facilidade para superar bloqueios e assumir um papel ativo.

Incentivar debates

Por meio da realização constante de debates em sala de aula, o professor pode trabalhar a criatividade, o respeito ao próximo e as habilidades de comunicação e disciplina. Os diálogos precisam ser sempre saudáveis, as discussões precisam ser permeadas pela empatia e escuta ativa, justamente para que cada discente respeite pensamentos e ideias diferentes das suas.

Dando voz aos estudantes, os educadores contribuem diretamente para a formação acadêmica da turma. Permitir que eles exponham suas opiniões ainda ajuda a construir uma gestão escolar mais democrática e a conhecer os problemas e dificuldades do dia a dia.

Realizar atividades em grupo

Assim como os debates, as atividades em grupo são ótimas opções para trabalhar o protagonismo em sala de aula. Com o auxílio dos colegas, o aluno passa a desenvolver a capacidade de raciocínio, a cooperação, o interesse pela pesquisa e o compromisso com a turma

A implementação de projetos, por exemplo, contribui para que os discentes sejam incentivados a buscar conhecimento, fazendo com que cada um se envolva com o planejamento e a transmissão dos saberes para os colegas de classe.

O Programa Pleno é uma excelente alternativa nesse sentido, já que possibilita que o estudante tenha consciência de seu papel na sociedade enquanto cidadão.

Quais são as características do aluno protagonista?

Um aluno protagonista é aquele que entende que seu aprendizado depende muito dele mesmo. Com isso, ele atua de forma mais autônoma e com comprometimento, construindo seu conhecimento e sua trajetória de maneira ativa. 

As características de um estudante protagonista podem ser desenvolvidas desde os primeiros anos escolares, como: 

  • autonomia;
  • disciplina;
  • liderança;
  • criatividade;
  • trabalho em equipe;
  • responsabilidade social e ambiental.

Ao longo da vida escolar, o discente que desenvolve o protagonismo tem mais chances de se tornar um adulto independente, que sabe se adaptar às mais diferentes situações sociais e profissionais. 

Agora que você já sabe o que caracteriza um aluno protagonista, chegou o momento de refletir sobre as melhores ações e metodologias que podem ser adotadas em sala de aula.

É muito importante trabalhar esse conceito no cotidiano de ensino para auxiliar as crianças e os adolescentes a se tornarem pessoas mais conscientes, proativas e engajadas. 

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