Organização CASEL: entenda como surgiu e qual sua principal finalidade

Organização CASEL: entenda como surgiu e qual sua principal finalidade

Oriunda de estudos iniciados há mais de duas décadas, a aprendizagem de habilidades socioemocionais está cada vez mais presente nos planos pedagógicos de diversas instituições de ensino. Isso se deve, sobretudo, às atividades do Casel e seu grupo renomado de profissionais.

Para acompanhar as necessidades educacionais do século XXI, é necessário que a gestão escolar e seu corpo docente entendam esses novos conceitos tão importantes para criar e desenvolver indivíduos colaborativos e responsáveis socialmente.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar o que é a organização Casel — base teórica do Programa Pleno —, como ela surgiu e quais as principais competências presentes no seu modelo.

O que é a organização Casel?

O Casel (The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning) é uma organização internacional sem fins lucrativos formada por uma grande comunidade de pesquisadores, professores e diversos outros profissionais do segmento educacional.

Seu principal objetivo é disseminar o impacto da aprendizagem socioemocional ao longo da vida dos indivíduos, bem como demonstrar o quanto as habilidades sociocomportamentais geram benefícios para a sociedade como um todo.

De forma clara, a organização promove o aprendizado acadêmico aliado a uma educação social e emocional que prepara os jovens de forma integral para os desafios presentes na sociedade moderna.

Esse aprimoramento acontece por meio da aquisição de habilidades diversas, como empatia, gerenciamento de emoções, resiliência, responsabilidade, consciência social, entre outras.

A educação socioemocional precisa ser propagada de forma igualitária e inclusiva na sociedade moderna, motivo pelo qual as atividades do Casel são tão necessárias.

O grupo pioneiro na organização do Casel é formado por professores, pesquisadores e legisladores que realizam pesquisas e criam ferramentas e programas com eficiência comprovada. Há mais de duas décadas, eles buscam, por meio de seus materiais e atividades, tornar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais parte integrante da educação – desde a pré-escola até o ensino médio.

Historicamente, eles criaram o conceito de Social and Emotional Learning (SEL) que trabalhamos hoje. De maneira simples, podemos dizer que a aprendizagem socioemocional é um processo de desenvolvimento, aquisição e aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para gerir e compreender emoções de modo positivo e saudável.

A organização não apenas criou os parâmetros da SEL, como também é uma das principais autoridades no assunto e referência para diversas instituições de ensino.

Como surgiu a organização?

O Casel foi fundado em 1994 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O grupo nasceu a partir das atividades de estudiosos que se propuseram a investigar os impactos da educação socioemocional como forma de promover mudanças saudáveis na sociedade.

Em razão da promissora teoria proposta por eles, nascia ali a Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning, e, desde então, seus preceitos são seguidos por diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Suas atividades consistem, sobretudo, na criação de uma comunidade colaborativa para troca de experiências, assim como na criação e disseminação de programas eficazes de desenvolvimento socioemocional.

Desde a fundação do Casel, a organização revoluciona as bases da educação moderna e apresenta a SEL não apenas como uma teoria promissora, mas também como uma prática eficiente de ensino acadêmico, social e emocional.

Quais são as competências da educação socioemocional?

Uma das principais contribuições da organização é a criação do Casel Framework. Nele, são definidas cinco competências sociais e emocionais básicas de forma ampla e inter-relacionada para a implantação da aprendizagem socioemocional nas instituições. Embora a escola seja o ponto de partida, o aprimoramento dessas competências deve se estender à família e à comunidade. A seguir, explicaremos brevemente cada uma delas.

Self-awareness (Autoconsciência)

A autoconsciência é a habilidade de reconhecermos nossos próprios sentimentos e identificarmos como eles influenciam nossos comportamentos no dia a dia. Essa competência nos ajuda a conhecer nossos pontos fortes e fracos e a ajustá-los para alcançar nossos objetivos.

Importante fator de desenvolvimento dessa competência nas escolas é o processo de alfabetização emocional desde a educação básica.

Self-management (Autogerenciamento)

O autogerenciamento é a capacidade de gerir de forma eficiente os próprios comportamentos e atitudes durante situações críticas. Essa competência beneficia a redução do estresse, raiva e outros sentimentos não saudáveis. Da mesma maneira, pode favorecer o aumento da motivação, disciplina, coragem etc.

Responsible decision-making (Tomada de decisão responsável)

Ensinar os jovens a tomar decisões acertadas é um dos grandes desafios dos familiares e educadores. O aprimoramento da tomada de decisão responsável ajuda o indivíduo a fazer escolhas construtivas com base em padrões éticos e normas sociais, assim como a analisar e ponderar as consequências de suas atitudes.

Relationship skills (Habilidades de relacionamento)

Ao desenvolver essa competência, o indivíduo consegue condições para criar e manter vínculos afetivos de apoio, bem como circular e interagir em diversos ambientes e grupos de maneira saudável e positiva.

A habilidade de relacionamento gera benefícios para a comunicação, gerenciamento de conflitos, liderança, cooperação, colaboração, entre outros.

Social awareness (Consciência social)

Pessoas com consciência social conseguem ter empatia e cuidado com o próximo, entender suas dificuldades físicas, sociais e históricas e se colocar no lugar do outro de forma que identifique e respeite sua cultura e origem. Ou seja, a consciência social ajuda a disseminar o respeito, a diversidade e a inclusão desde cedo.

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A verdade é que a educação tradicional não atende mais às necessidades dos alunos atuais. É preciso desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais para que os jovens alcancem todo seu potencial. Isso pode ser difícil para diversas escolas e educadores, pois requer conhecimento de metodologias ativas, treinamento e planejamento.

Nesse sentido, o Programa Pleno não apenas segue os parâmetros do Casel como base teórica para a produção de seus materiais, mas também conta com os melhores profissionais para auxiliar sua escola. Acreditamos que uma educação integral de qualidade possibilita que alunos compreendam melhor o mundo e seu papel na sociedade.

Neste artigo, explicamos o que é Casel (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), contamos como essa organização sem fins lucrativos surgiu e apresentamos as principais competências socioemocionais relacionadas a ela.

Agora, você já sabe o motivo pelo qual o Casel é uma de nossas bases teóricas. Entre em contato e conheça nossa proposta para sua escola!

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