As metodologias de ensino ditam a forma como os estudantes se relacionam com a própria aprendizagem, impactam a relação entre educadores e alunos e definem, até mesmo, as formas de avaliação empregadas.
Existem muitas metodologias adotadas pelas escolas de acordo com os objetivos educacionais da instituição de ensino. Entender quais são as principais faz bastante diferença na hora de escolher uma escola que esteja alinhada aos valores educacionais nos quais você acredita.
Para ajudar nessa tarefa, preparamos este texto. Continue a leitura!
O que é uma metodologia de ensino?
Uma metodologia de ensino é o caminho empregado para alcançar os objetivos educacionais de uma escola. Trata-se de um conceito amplo que abrange todas as ações, posturas, ferramentas e estratégias didáticas.
Dependendo da metodologia, o entendimento sobre o papel dos educadores e dos alunos muda bastante. Nas mais tradicionais, por exemplo, o professor é visto como um mestre que detém todo o conhecimento e deve passá-lo aos alunos, que absorvem tudo de forma passiva.
Já nas mais inovadoras, é comum ver o professor na posição de mediador, enquanto se entende que os alunos podem participar mais ativamente da construção de conhecimento. Pensando nisso, podemos dizer que os métodos educativos se dividem em dois grandes grupos: os passivos e os ativos.
Os primeiros são aqueles em que há essa perspectiva mais tradicional e conservadora da relação do aluno com a aprendizagem, normalmente, com mais aulas expositivas e memorização de conteúdos.
Já as metodologias ativas são aquelas mais inovadoras, em que há protagonismo dos alunos. Elas envolvem técnicas que consideram a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de competências (e não apenas a assimilação de conteúdos) e o uso de recursos tecnológicos, como a gamificação e o uso de plataformas educacionais para o ensino híbrido.
Por trás desses métodos ativos ou passivos está a perspectiva pedagógica de cada escola. Já dá para perceber que as metodologias definem completamente a forma como o processo de ensino-aprendizagem será conduzido, não é? Por isso, conhecê-las é importante para escolher uma escola mais alinhada ao que a família considera melhor para os pequenos.
Quais são as principais metodologias de ensino?
Existem muitas linhas pedagógicas praticadas no Brasil e no mundo. Abaixo, explicamos um pouco sobre as principais delas.
Metodologia tradicional
Como o nome indica, a metodologia tradicional é mais conservadora e vem sendo praticada nas salas de aula há muito tempo. Ela prioriza uma configuração hierárquica bem definida, em que o aluno recebe o conhecimento transmitido pelo docente de forma mais passiva.
Em geral, as técnicas utilizadas envolvem a leitura de materiais didáticos e as aulas expositivas. Depois, a assimilação do conteúdo é avaliada por meio de provas com objetivo de aprovação ou reprovação em caso de notas baixas. Então, os resultados de aprendizagem são vistos como algo mais exato e mensurável.
Metodologia montessoriana
Mais aplicada na educação infantil, a metodologia montessoriana tem como principal característica a autoeducação: os pequenos têm bastante autonomia para aprender pela observação e pela experiência prática.
Concebido pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952), o método propõe atividades sensoriais e motoras para que as crianças aprendam brincando e explorando. Os professores são facilitadores, responsáveis por remover obstáculos e proporcionar experiências produtivas para os estímulos.
Além disso, normalmente não há avaliações tradicionais como uma etapa final do processo, mas, sim, a observação contínua e global de cada aluno e de seu desempenho em cada esfera do desenvolvimento.
Metodologia freiriana
Baseada nos conceitos elaborados por Paulo Freire (1921-1997), essa metodologia entende que o repertório sociocultural do aluno é decisivo para a condução das aulas. Essa é uma resposta às necessidades da alfabetização de jovens e adultos, público ao qual o educador mais se dedicou.
Nessa abordagem, os conteúdos são discutidos com os estudantes de forma bastante contextualizada, aproximando conceitos com as experiências de vida de cada um. Desse modo, os alunos passam a entender melhor o mundo em que se inserem e a criar uma consciência crítica.
O principal objetivo da metodologia é, portanto, o uso da educação como uma ferramenta de emancipação social, cultural e humana. O professor é visto como um mediador que viabiliza o processo de aprendizagem de forma personalizada, de acordo com o universo do aluno.
Metodologia construtivista
A linha construtivista se enquadra no grande grupo das metodologias ativas. Ao contrário do que acontece na abordagem tradicional, aqui, entende-se que o aluno é o elemento central na construção de conhecimentos.
Ela se baseia nas reflexões do psicólogo Jean Piaget (1896-1980), para quem o conhecimento é construído por meio da interação da criança com o meio e com as pessoas. Então, ela também pode ser chamada de abordagem sociointeracionista.
Além de ter um ponto de vista diferente sobre o papel do aluno e do professor, essa linha tem como uma importante característica a defesa de que o processo de ensino-aprendizagem não se resume aos conteúdos de uma matriz curricular, mas ao desenvolvimento do aluno em suas várias esferas, incluindo as competências socioemocionais.
Em geral, essa linha trabalha com estratégias didáticas mais dinâmicas e interativas, além de empregar avaliações mais com o objetivo de auxiliar no processo individual de aprendizagem de cada aluno do que de reprovar ou aprovar estudantes.
Como escolher a escola de acordo com a metodologia?
É importante deixar claro que não existe uma linha metodológica certa ou errada. Cada uma tem as suas particularidades, as quais podem ser mais ou menos efetivas para alcançar os objetivos de aprendizagem. Essa qualificação também se relaciona muito com o que a família considera melhor na educação.
No entanto, vale a pena notar que as metodologias ativas — e, consequentemente, as perspectivas pedagógicas mais inovadoras — estão sendo preferidas nos últimos anos, sendo uma tendência educacional forte.
Isso porque, com os avanços dos estudos de desenvolvimento infantil, descobrimos, cada vez mais, que as interações e as competências socioemocionais são importantes para o rendimento acadêmico e para a formação integral dos pequenos.
Além disso, as metodologias que dão mais protagonismo aos alunos estimulam a metacognição, que é a capacidade de a criança ou o adolescente conhecer as estratégias de aprendizado que mais contribuem, de fato, com seu conhecimento.
Conseguiu entender o que são as metodologias de ensino e como elas impactam o processo de aprendizagem dos alunos? Como você viu, não há uma melhor do que a outra, mas, sim, entendimentos diferentes sobre como se dá a aquisição ou construção de conhecimento.
Aproveite e saiba também o que esperar do futuro da educação!