Projeto de Vida: saiba como desenvolver esse campo do Novo Ensino Médio

Projeto de Vida: saiba como desenvolver esse campo do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) cujo objetivo é atualizar essa etapa da educação básica no Brasil. Nesse cenário, surge uma novidade: o Projeto de Vida. Ele está presente tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Assim, faz parte das competências fundamentais a serem desenvolvidas em todas as escolas brasileiras, abrangendo a rede pública e a particular. Por isso, é essencial conhecê-lo e entender o que é preciso para a escola se adaptar.

Quer saber mais sobre o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio? Então, continue a leitura, entenda o que é e como implementar.

O que é o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio?

Entender mais sobre esse projeto permite compreender em quais dimensões ele consegue impactar o dia a dia dos jovens, além de entender de quais maneiras ele afeta o futuro dos estudantes. Veja, a seguir, quais os principais aspectos sobre essa iniciativa

Projeto de Vida

Uma das finalidades do Novo Ensino Médio é preparar melhor os estudantes para a vida prática após a conclusão da formação básica. Nesse sentido, o Projeto de Vida é uma tentativa de alinhar as experiências escolares com os interesses pessoais, bem como os objetivos para o futuro.

Isso significa que o programa trata de diversos assuntos que são relevantes para a vida adulta, tais como finanças, saúde, relacionamentos, empreendedorismo, carreira profissional e demais aspectos que merecem uma reflexão de longo prazo para que cada aluno possa fazer escolhas mais alinhadas com seus interesses.

Competências que ele desenvolve

Nessa direção, a competência abrange as habilidades socioemocionais, que servem como base para que os jovens desenvolvam cidadania, autoconhecimento, postura ética e resiliência. Efetivamente, preparar esses estudantes para lidar melhor com os desafios da vida adulta.

Além disso, há diversas atividades que servem na hora de aprimorar a tomada de decisões e também a fim de ajudar na criação de um plano de longo prazo. Essas práticas permitem que os estudantes vivenciem situações semelhantes às enfrentadas na vida adulta, principalmente no que se refere a autogestão para atingir os objetivos estabelecidos.

Principais pilares

Assim sendo, o Projeto de Vida é baseado em três pilares que devem caminhar juntos durante a formação escolar. São eles:

  • pessoal — a escola tem a função de incentivar o estudante a se perceber como sujeito e protagonista em seu desenvolvimento, contribuindo para que eles possam adotar uma postura cidadã mais responsável e comprometida com o bem-estar de todos;
  • social — a educação deve estimular o jovem a entender seu papel na sociedade e o impacto das suas ações no coletivo, incluindo o desenvolvimento de habilidades para liderança, autonomia e inovação;
  • profissional — também é dever da escola preparar os alunos para o mundo do trabalho, para que tenham uma atuação ética e responsável nas funções que assumirem, além de contarem com as habilidades necessárias para vivenciar uma carreira de sucesso na área que está mais alinhada com seus interesses.

O que a BNCC fala a respeito

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata o Projeto de Vida como um dos importantes componentes do Novo Ensino Médio. Por meio dele, os estudantes conseguem se preparar de forma adequada para as demandas que surgem na vida adulta e para o processo de transição entre a vida de estudante e a jornada profissional.

Segundo a página oficial da BNCC, esse projeto permite que os estudantes idealizem a própria vida e tenham consciência sobre a responsabilidade que têm diante de sua atuação na sociedade, seja por meio da sua própria percepção, da dos outros e do meio em que estão inseridos. 

Além disso, essa iniciativa permite que haja mais espaço para a experimentação de novas práticas, para a promoção da autoestima dos alunos, o ganho de empoderamento pessoal, além de contribuir para que os estudantes explorem novas percepções sobre criatividade, ética e responsabilidade.

Qual a importância do Projeto de Vida no Novo Ensino Médio?

O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio tende a trazer diversos benefícios para os alunos, melhorando uma série de aspectos que têm o intuito de complementar a experiência dos estudantes. Saiba mais, a seguir!

Com foco na melhora do aprendizado e na complementação da experiência dos alunos, o Projeto de Vida pode ser uma ótima maneira de melhorar o desenvolvimento das crianças. Assim, por meio dele, é possível ajudar na escolha de uma profissão adequada, na determinação de objetivos e na capacitação a fim de ter um futuro ainda melhor.

Além disso, ele é uma ótima maneira de desenvolver a autonomia nos alunos, estimular a colaboração e preparar os jovens para os desafios que vão surgir na vida adulta. Dessa maneira, é essencial entender como implementar essa inovação na escola.

Como implementar o Projeto de Vida na escola?

Tendo em mente em que consiste o Projeto de Vida, é importante saber como adaptar a escola na intenção de implementar essa mudança, que ― mais do que o cumprimento de uma norma ― é uma transformação da cultura e da mentalidade da instituição.

Confira algumas dicas!

Conheça estratégias bem-sucedidas de outras escolas

Os documentos orientadores indicam o que precisa ser desenvolvido em cada etapa do ensino básico, mas não determinam como as escolas devem implementar as mudanças. Com isso, proporcionam a liberdade para que façam a modificação conforme suas características.

Para que a transição seja mais tranquila, um bom caminho é conhecer outras escolas semelhantes que conseguiram resultados promissores com o Projeto de Vida. É possível buscar estratégias e metodologias que também podem funcionar bem para a sua instituição.

Incentive o envolvimento dos pais e responsáveis

Como o Novo Ensino Médio é uma grande mudança, é essencial que as famílias dos alunos estejam envolvidas nas ações e planejamentos da escola. Assim, podem mostrar suas inseguranças e desejos, além de contribuir com ideias que ajudem a construir uma escola melhor.

Para esse objetivo, realizar reuniões, palestras e eventos que abordem a temática e explicitem quais são as ideias para a renovação são práticas muito positivas. Com um trabalho coletivo, os estudantes passam pela transição com mais tranquilidade e as chances de colher bons frutos se elevam.

Avalie os resultados obtidos

As primeiras ações envolvem a experimentação para saber o que funcionará melhor para sua escola. Isso não significa que o trabalho será feito sem planejamento ou cuidados especiais, mas que ainda não se pode prever como as iniciativas serão recebidas pela comunidade escolar.

Por isso, tenha instrumentos para avaliar os resultados obtidos, que permitirão verificar o que tem potencial para ser mantido e o que pode melhorar. Para tal, é válido comparar as metas e o que foi efetivamente realizado, os entraves e as demandas de cada alteração realizada.

Fomente projetos específicos

O Projeto de Vida deve permear a educação oferecida. No entanto, também é importante contar com projetos específicos para desenvolver o que é previsto pelos documentos federais. Eles ajudam a fomentar a nova cultura proposta para as escolas e a conseguir melhores resultados.

Nesse sentido, realizar oficinas, contar com aulas especiais e ter programas de tutoria são algumas ideias promissoras. A dica é escolher professores com perfil para se tornarem tutores, ou seja, que tenham uma boa relação com os alunos, estimulem a escuta e estejam engajados no que a BNCC determina.

Escolha boas metodologias de ensino

As metodologias de ensino exercem um papel essencial nos resultados obtidos em qualquer iniciativa da escola. Algumas propostas mais inovadoras tiram um pouco da rigidez associada ao modelo tradicional e convidam o aluno a uma participação mais ativa em sua aprendizagem. Isso não significa a perda do respeito nas relações escolares, mas o estabelecimento de uma parceria.

Nesse contexto, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são excelentes, pois apresentam ferramentas alinhadas com as características dos estudantes da atualidade e contribuem com o desenvolvimento de habilidades essenciais para o Projeto de Vida. Assim, estudar as opções disponíveis é um bom caminho.

Use a tecnologia a seu favor

Para todas as dicas mencionadas, a tecnologia pode ser uma aliada. Isso porque ela melhora a comunicação com outras instituições e com as famílias, permite implementar inovações, incentiva a aprendizagem e ajuda a acompanhar os resultados.

Para aproveitar seus benefícios, não é necessário contar com muitas ferramentas ou ter os equipamentos mais complexos. Nesse caso, a dica é avaliar quais os elementos que podem contribuir com a rotina da escola e melhorar a qualidade da educação. Tendo os instrumentos em mãos, é importante se preparar para fazer um bom uso.

Portanto, o Projeto de Vida é uma mudança importante que surge com o Novo Ensino Médio e a BNCC. É fundamental compreender suas determinações e se adaptar a elas, pois, além de ser um dever, é uma forma de melhorar o ensino oferecido e beneficiar os estudantes e suas escolhas a longo prazo.

Precisa de ajuda com a implementação do Projeto de Vida na escola? Então, conte com o Programa Pleno, que é pensado especificamente para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. Entre em contato conosco e saiba mais!

Comments are closed.