Autocuidado materno: 5 dicas para uma vida mais leve e prazerosa

Autocuidado materno:  5 dicas para uma vida mais leve e prazerosa

    Ao se tornarem mães, muitas mulheres deixam de lado o autocuidado. Reorganizar a rotina e centrar-se na maternidade é algo natural, instintivo. No entanto, colocar isso como regra, deixando totalmente de lado as coisas que lhe dão prazer, pode sobrecarregar seu estado emocional. Por isso, é interessante buscar algumas práticas no dia a dia que podem contribuir com uma rotina mais saudável.

    Neste artigo, abordaremos a importância do autocuidado materno e traremos 5 dicas para uma vida mais leve e prazerosa. Continue a leitura!

    Importância do autocuidado materno

    Cuidar de si não é apenas comprar uma roupa nova, cortar o cabelo ou fazer as unhas. O autocuidado envolve o amor por si mesmo de forma física, mental e espiritual. Amar seu corpo, seu temperamento, aceitar suas imperfeições, parar e ouvir o que o seu corpo necessita. Esse conjunto de leis e ações em busca do autocuidado melhoram a qualidade de vida e o relacionamento com os filhos.

    Por meio do autoconhecimento é possível colocar em prática pequenas atitudes que ajudam a pessoa a ser mais feliz e se sentir mais especial. Isso reduzirá seu estresse, aumentará sua autoestima e fortalecerá a autoconfiança.

    Além disso, você estará ensinando a seus filhos, com o exemplo, que é preciso dedicar atenção para o cuidado pessoal e que cada pessoa é especial e merece esse carinho.

    5 dicas de como praticar o autocuidado no dia a dia

    O autocuidado é individual, e é preciso autoconhecimento para entender aquilo que fará bem a você. Mas existem algumas práticas que podem ajudar nesse caminho e fazem bem a qualquer pessoa. Vamos listar algumas dicas, confira!

    1. Separe um tempo para ficar sozinha

    Ficar sozinha é uma missão complicada para qualquer mãe. Geralmente elas dividem cada segundo e todas as atividades do seu dia com o cuidado dos filhos. Mas, reservar momentos para focar suas necessidades deixará o autocuidado em dia.

    Divida as tarefas com pessoas de sua confiança, deixe os filhos sob os olhares de outra pessoa da família, nem que seja por uma hora apenas. Esse tempinho sozinha trará o descanso necessário ao seu corpo e mente, acalmando todo o estresse daquele longo dia. O reflexo será positivo na paciência e carinho com as crianças. Ter uma rede de apoio é extremamente importante.

    2. Faça atividades físicas

    O exercício físico diário é muito importante para sua saúde. Coloque isso como meta em seu dia a dia e os benefícios serão visíveis. Ao praticar atividade física, o corpo libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de vitalidade, felicidade e bem-estar.

    Dessa forma, ainda que não encaixe na sua rotina, procure ir à academia ou treinar por uma hora, separe meia hora ou vinte minutos do seu dia e faça uma caminhada rápida. Muitas vezes, o exercício virá acompanhado de um carrinho de bebê, mas não tem problema. O importante é colocar o corpo em movimento.

    3. Cuide da alimentação

    A chave para conseguir colocar em prática uma nutrição saudável todos os dias está no planejamento. Procure planejar todas as refeições da semana. Isso facilita sua compra semanal, o preparo antecipado e, até mesmo, retira o peso diário de pensar no que comer em cada refeição. 

    Insira em seu cardápio legumes, saladas, frutas e proteínas que fornecerão a energia necessária às suas atividades e não se esqueça de andar com uma garrafa de água para se manter hidratada. Uma boa alimentação garante a energia para as atividades do cotidiano e para cuidar dos seus filhos.

    4. Cuide do seu sono

    Essa é uma tarefa difícil, principalmente para as gestantes e mamães de bebês. No entanto, criar uma rotina de sono é fundamental. Procure deitar cedo, diminuir o uso de dispositivos eletrônicos e o consumo de cafeína antes da hora de dormir. Isso fará com que você consiga adormecer mais rapidamente e ter um sono tranquilo.

    Não deixe para resolver problemas quando seus filhos deitarem, aproveite e tome um bom banho, um chá calmante e faça uma pequena leitura, tudo isso fará com que você relaxe e o corpo entenda que é o momento de descansar.

    Para as mulheres grávidas que sofrem com as posições, utilize travesseiros corporais, ou use almofadas menores entre as pernas e na região da lombar, pois isso contribui com o conforto.

    5. Conte com suporte

    Divida as tarefas com seu parceiro. Seja direta e objetiva quanto às necessidades da casa e os cuidados com os pequenos, mencione também a necessidade de trabalhar com seu autocuidado. O trabalho em equipe diminuirá a sobrecarga, trazendo mais tempo a você.

    Procure familiares e amigos de sua confiança que você possa contar em momentos específicos, como sair para jantar com seu parceiro ou ir ao cabeleireiro. Isso facilitará sua rotina. Algumas tarefas serão até mais rápidas, porque você estará concentrada nelas, como ir ao mercado sem as crianças.

    Por fim, não se esqueça de olhar para sua saúde emocional. Perceba seus sentimentos e não hesite em buscar ajuda. Muitas vezes, conversar com alguém é tudo o que você precisa para se sentir mais confiante. Se necessário, faça terapia, o que pode contribuir com a autocompreensão de seus problemas.

    Tornar-se mãe é uma experiência maravilhosa, mas cheia de desafios e sempre será benéfico ter ajuda para entender a nova rotina e a divisão do Eu mulher em mulher, esposa, mãe e profissional.

    Neste artigo, traçamos a importância do autocuidado materno para uma vida mais leve e feliz. Uma mãe que se cuida fica mais preparada para a criação de seus filhos. Não é preciso ser perfeita e dar conta de tudo, pois o mais importante é ter amor-próprio a fim de transmitir essa emoção no cuidado com os filhos.

    Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Instagram e YouTube e confira outras informações interessantes!

    Comments are closed.