A reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ampliou o foco no protagonismo do aluno, indo além da área cognitiva ao propor abordagens consistentes sobre as competências socioemocionais na escola.
Esse tipo de habilidade é crucial para o pleno desenvolvimento do estudante, permitindo que esses alunos ampliem suas habilidades sociais e possam se preparar para uma vida em sociedade. Pensando nisso, organizamos um post completo sobre quais as melhores formas de desenvolver essas habilidades em seus alunos. Vamos lá?
Qual a importância de desenvolver habilidades socioemocionais?
A aprendizagem socioemocional é o processo de desenvolver a autoconsciência, o autocontrole e as habilidades interpessoais, todas elas vitais para impulsionar o sucesso na vida. Indivíduos com habilidades socioemocionais desenvolvidas são mais capazes de lidar com os desafios do dia a dia e se beneficiarem acadêmica, profissional e socialmente.
Por esse motivo, a BNCC segue a perspectiva da educação para o século XXI e inclui a temática em todas as suas 10 competências gerais para a educação brasileira. As competências socioemocionais estão inseridas nas seguintes grandes áreas:
- Autoconsciência;
- Autogestão;
- Consciência Social;
- Habilidades de Relacionamento;
- Tomada de Decisão Responsável.
De acordo com o documento, todas as escolas tinham até o ano de 2020 para implantar a educação socioemocional em seu projeto pedagógico. Porém, o desafio persiste e nos inspira reflexões constantes a fim de pôr em prática tais exigências. Siga com a leitura e confira algumas estratégias para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em sua escola.
Como desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos?
Agora que você já sabe a importância de desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos, que tal aprender estratégias que podem ser aplicadas durante as aulas? Abaixo, listamos várias delas. Vale a pena continuar a leitura e conferir!
1. Estimule atividades cooperativas
Atividades em equipe integram o projeto pedagógico naturalmente. Mas, como sua escola desenvolve a cooperação entre os alunos nesses momentos? Em todas as idades, o grupo é um importante suporte para que crianças e adolescentes desenvolvam sua autonomia, ajudem os colegas e aprendam em conjunto.
Dessa maneira, cada membro do grupo é inteiramente responsável pelo autocuidado e pelo cuidado com o outro, uma vez que todos estarão trabalhando em prol de um resultado comum. Ao explorar as atividades em equipe, você vai possibilitar que os alunos:
- estimulem seu protagonismo, por meio da leitura, análise e compartilhamento de informações;
- automotivem-se ao estudo e construam seu próprio conhecimento;
- promovam interações positivas entre si;
- desenvolvam habilidades, como empatia, comunicação, liderança, resiliência e respeito às diferenças.
2. Invista em aprendizagem maker
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a cultura maker ― um movimento que surgiu nos Estados Unidos e estimula que as pessoas “coloquem a mão na massa” e encontrem soluções para suas necessidades.
Adaptando ao contexto das escolas, experiências de aprendizagem maker incentivam os alunos a compartilhar ideias criativas, resolver problemas, discutir soluções, projetar produtos, lidar com erros e acertos etc. Assim, vão aprendendo a trabalhar juntos para o alcance de um objetivo mútuo.
Alguns exemplos de atividades maker são:
- criação de invenções que solucionem problemas (robôs, carrinhos, relógios de corda, pegadores, ferramentas, recipientes etc.);
- construção de espaços úteis, como uma horta ou ateliê artístico;
- realização de peças de teatro e apresentações musicais;
- clubes de leitura e contação de histórias.
3. Fomente apresentações orais
Ter habilidades de comunicação bem desenvolvidas reflete na qualidade dos relacionamentos interpessoais e na futura vida profissional, e as apresentações orais na escola são uma excelente oportunidade de desenvolvimento dessa competência.
Além de fortalecerem as habilidades de fala, essas atividades também aumentam os níveis de confiança e desinibição na hora de interagir em público. Algumas propostas que estimulam os alunos a se expressar oralmente são:
- jogos em grupo;
- seminários;
- debates.
4. Incentive que os alunos desenvolvam o planejamento de projetos
Desenvolver e gerenciar um projeto é uma combinação de vários procedimentos que são estabelecidos desde a fase de concepção até a conclusão, e isso pode ser estimulado nos próprios projetos da escola.
Com o planejamento de projetos, os alunos aprendem: a importância de traçar objetivos e metas para cada etapa da proposta, a ter responsabilidades, a organizar recursos, a prever riscos e a administrar o tempo. Veja algumas habilidades adquiridas com essa estratégia:
- comunicação;
- autoconhecimento;
- autogestão;
- adoção de metodologias de trabalho;
- socialização;
- gestão de tempo.
5. Promova projetos interdisciplinares
Aproveitando que acabamos de falar sobre planejamento e gestão de projetos, atividades interdisciplinares movimentam as turmas e permitem aprofundamento nas temáticas sugeridas pela escola.
Ao adotar um projeto interdisciplinar, você pode, por exemplo, romper os limites das salas de aula e envolver não apenas professores de diversas disciplinas, mas também várias classes acerca de um tema comum.
Embora a pandemia tenha limitado muito essa estratégia, uma vez que os eventos e encontros ao vivo foram praticamente suspensos, é possível adaptar os projetos interdisciplinares ao meio online. Por exemplo, cada nível de ensino pode escolher um tema comum a ser trabalhado sob o foco das respectivas disciplina e desenrolar atividades, como:
- jogos e desafios online com alunos distribuídos em salas simultâneas;
- mesas redondas com professores, alunos e convidados;
- análise de notícias e reportagens de periódicos, canais de TV e revistas digitais;
- criação de conteúdos interativos, como vídeos e podcasts;
- atividades com websites de museus, organizações científicas e universidades.
6. Associe a tecnologia às habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão
A construção do pensamento crítico é a base para tomadas de decisão que, por sua vez, levam à resolução de problemas. Isso pode ser feito por meio de atividades envolvendo tecnologia, como é o caso da robótica, da programação ou da interação com websites.
Além de compreender a lógica por trás do universo digital, essas atividades permitem que os alunos busquem soluções para problemas de diferentes complexidades, discutindo e avaliando caminhos e seus possíveis resultados.
Mas, o uso da tecnologia não deve ser vinculado apenas a grandes projetos e estruturas mais arrojadas. Inseri-la no dia a dia da escola, contando apenas com os recursos disponíveis, já permite a realização de estratégias focadas nas habilidades socioemocionais.
A partir do lançamento de um desafio proposto pelo professor, várias atividades com recursos digitais podem ser comandados pelos alunos, como a produção de vídeos, jogos eletrônicos, confecção de apresentações virtuais, construção de blogs e dinâmicas de grupo em encontros virtuais.
7. Desenvolva atividades de artes
A educação artística é uma excelente maneira de ajudar as crianças a se desenvolverem e aprenderem competências socioemocionais. Desse modo, entender como incluí-la nas suas aulas pode potencializar o desenvolvimento dos alunos.
Por exemplo, é possível pensar em apresentações para repassar um contexto histórico por meio de uma peça de teatro. Também pode-se utilizar apresentações divertidas que engajem os alunos e ajudem a absorver todas as informações que foram repassadas.
Ao utilizar tais recursos, você torna as aulas mais divertidas, aumenta a motivação da turma e ainda ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como a comunicação, o trabalho em equipe e a expressão de sentimentos.
8. Ensine as crianças sobre responsabilidade
A responsabilidade é um fator muito importante e deve ser aprendida. Assim, quando as crianças chegarem à idade adulta, saberão o que precisam fazer e o que está no controle delas. Além disso, entenderam conceitos relacionados a prazo e a qualidade na hora de efetuar entregas.
Por exemplo, uma das formas de incentivar o aprendizado de responsabilidades na sala de aula é a partir de tarefas. Nesse sentido, é possível criar dinâmicas em grupos para que cada um dos alunos fique responsável por uma parte da atividade. Assim, eles conseguem entender mais sobre cooperação e responsabilidade.
Além de ajudar a desenvolver essa competência importante, você ainda vai auxiliar as crianças a entenderem que fazem parte de uma comunidade e que cada um precisa efetuar o que está sob a sua responsabilidade. Desse modo, terão conhecimentos relevantes para construírem uma trajetória de sucesso.
9. Fale sobre as emoções
Conversar com as crianças sobre os aspectos socioemocionais é importante para criar consciência neles. Independentemente da idade, é importante aprender sobre como gerenciar as emoções para manter tudo em ordem.
Nesse sentido, você pode utilizar histórias ou até mesmo personagens que os alunos gostam para ensinar bons hábitos que vão auxiliar no controle emocional. Analise tais personagens e mostre o que fazem para manter as emoções controladas. Assim, é possível ensinar mais essa habilidade importante e ajudar ainda mais no desenvolvimento por completo.
Quais as competências socioemocionais para desenvolver em sala?
Existem várias competências socioemocionais que vão ajudar os alunos a se desenvolverem e conquistarem um futuro brilhante. Ao implementar atividades e aplicar as estratégias que destacamos acima, é possível amparar os estudantes em suas jornadas. Abaixo, listamos as principais competências:
- conhecimento;
- comunicação;
- cultura digital;
- argumentação;
- repertório cultural.
Portanto, é válido pensar nelas na hora de elaborar as aulas e desenvolver o plano de ensino. Assim, você oferece um aprendizado completo que vai potencializar o desenvolvimento dos estudantes.
Tudo isso, especialmente realizado em equipe, demanda refletir sobre estratégias, planejar e avaliar cuidadosamente o que será feito, como e por quê. Ou seja, é um trabalho cuidadoso, que exige pensar de maneira lógica, colher informações, analisar dados, discutir entre os pares e, por fim, chegar a uma decisão. Esperamos que essas estratégias para desenvolver habilidades socioemocionais na escola despertem ideias e atividades muito eficazes!
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