Como investir na educação inovadora.

Como investir na educação inovadora? Dicas de engajamento

Você sabe qual o papel da inovação no processo educativo? O conceito se baseia no uso de ferramentas e tecnologias como parte da realidade da aprendizagem, beneficiando tanto os educadores quantos os alunos.

Entretanto, ainda existem professores desmotivados, que não sabem ao certo como aproveitar as oportunidades que a educação inovadora oferece. Apesar dos desafios, os novos recursos favorecem muito o processo de ensino e as práticas pedagógicas. 

Quer entender como investir na educação inovadora na sua escola? Acompanhe o texto até o fim e confira as nossas dicas de engajamento! 

Afinal, o que é educação inovadora?

A educação inovadora se baseia em dinâmicas e ferramentas que tornam a aprendizagem mais flexível e integrada. O principal objetivo de adotar a inovação em sala de aula é transformar a construção do conhecimento e o desenvolvimento do aluno, de forma a torná-lo consciente de seu papel enquanto cidadão.

Na prática, os professores usam tecnologias no ambiente educacional a fim de colocar os estudantes no papel de protagonistas. A inovação também defende abordagens e metodologias personalizadas, que estimulam diversas competências socioemocionais.

Ou seja, a educação inovadora propõe mudanças importantes nos rumos do processo de ensino e aprendizagem. Por um lado, os discentes são engajados com atividades e projetos nas quais eles podem atuar como agentes transformadores, por outro, os educadores têm a oportunidade de aperfeiçoar a prática profissional

Ao contrário do formato tradicional, a abordagem para a inovação prioriza a formação integral dos alunos. No mundo atual, que sofre os impactos da hiperconectividade, propor maneiras diversificadas e atrativas de transmitir os conteúdos é fundamental para desenvolver todo o potencial dos estudantes.

Como investir em educação inovadora por meio da motivação do corpo docente?

A capacitação do corpo docente é essencial para construir um projeto inovador para a instituição de ensino. No caso, os professores devem participar ativamente do processo e identificar as melhores metodologias para atingir as necessidades de desenvolvimento integral dos discentes. 

Para isso, a gestão de ensino pode se dedicar a estratégias para motivar os educadores para a inovação. Isso porque é justamente o docente que pode trazer ideias para aplicar as atividades em sala de aula da melhor forma. 

A realidade é que as escolas ainda encontram muitos entraves quando decidem investir na educação inovadora. O principal deles diz respeito à desatualização da formação dos professores. Em geral, muitos podem ter dificuldades em lidar com perfis diferentes e ter grande resistência para incluir tecnologias na rotina pedagógica.

Felizmente, existem diversas maneiras de engajar os profissionais e superar os momentos desafiadores. Uma boa forma de começar é promovendo reuniões, realizando pesquisas de satisfação interna e proporcionando oportunidades de formação continuada aos docentes.

A instituição pode motivar as capacitações e trazer treinamentos de forma frequente e regular, permitindo que os educadores estejam em contato com as melhores práticas e inovações da área. Ainda é interessante aplicar técnicas para auxiliar em relação à saúde mental e bem-estar. 

Além disso, manter um ambiente amistoso, estimulante e animador assegura práticas de trabalho mais agradáveis e acolhedoras. Igualmente, é papel da gestão deixar os professores à vontade para compartilhar experiências e feedbacks, assim como oferecer uma infraestrutura completa para ministrar aulas de qualidade.

A interação entre o corpo docente e a equipe gestora deve sempre ser feita por meio de um diálogo aberto e transparente. As reuniões pedagógicas, por exemplo, são ótimas ocasiões para investir em dinâmicas motivacionais, sendo um momento propício para compartilhar experiências, desafios, anseios e frustrações.

Como implementar a inovação no dia a dia escolar?

O processo de implementação de ferramentas tecnológicas pode, sim, trazer resistência dos educadores. Por isso, o plano deve ser muito bem pensado e envolver todos os profissionais para ter mais chances de ser bem-sucedido. 

Portanto, antes de iniciar a implementação da educação inovadora, é indispensável entender o perfil e as necessidades dos alunos. São eles quem ditam quais são as ferramentas mais adequadas e as ações que têm mais chances de serem eficazes na rotina escolar.

Existem outras dicas práticas que podem auxiliar significativamente a gestão a adotar as mudanças no ambiente de ensino. Veja a seguir!

Promover capacitação dos educadores

Os educadores são os principais agentes responsáveis por planejar as aulas e mediar o uso da tecnologia pelos estudantes no dia a dia. Por isso mesmo, o corpo docente deve ser capacitado com recursos e apoio técnico especializado, a fim de conseguir explorar da melhor forma as funcionalidades das ferramentas. 

É interessante que a gestão acompanhe o empenho e os resultados dos professores para avaliar se eles estão ou não engajados. Com esse tipo de avaliação contínua, é possível orientá-los com o que precisam para alcançar seus objetivos em relação à dinâmica pedagógica. 

Oferecer infraestrutura adequada

A educação inovadora demanda uma infraestrutura tecnológica e ferramentas específicas, como equipamentos rápidos, modernos e com os sistemas adequados. Também é preciso disponibilizar internet de qualidade para a realização das atividades.

Uma infraestrutura de qualidade contribui bastante para a melhoria da aprendizagem. Além de fornecer computadores, é relevante a escola ter nas salas de aula recursos que melhoram o cotidiano, como projetor, lousa digital, livros virtuais, entre outros.

Estimular a participação da comunidade de ensino

Contar com o apoio e a participação das pessoas que fazem parte da comunidade escolar é fundamental para envolvê-las nos processos decisórios. Essa também é uma maneira de melhorar o desempenho dos alunos, criar um ambiente colaborativo e desenvolver um sentimento de pertencimento.

Isso porque um dos fatores mais relevantes da inovação nas instituições de ensino é a cooperação e a igualdade em todos os âmbitos. Esse modelo de administração valoriza a opinião dos colaboradores, dos pais, professores e estudantes, o que torna o vínculo e o relacionamento mais significativo e positivo.

Ao contrário do que se pode pensar, a educação inovadora não se limita somente à adoção de recursos tecnológicos em sala de aula. Esta abordagem também defende protagonismo, autonomia e liberdade, oferecendo benefícios tanto para alunos quanto para educadores na rotina escolar.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o Programa Pleno nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do universo educativo. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Comments are closed.