6 melhores dicas para investir na capacitação de professores

6 melhores dicas para investir na capacitação de professores

Pesquisas em diversos países e sistemas educacionais demostram que os professores são a maior influência na escola quando se fala em desempenho e aprendizagem dos alunos. É o exemplo da publicação da Unesco Investing in teachers is investing in learning(“Investir em professores é investir na educação”, de 2015), que ressalta a importância da alta qualidade dos docentes para uma educação igualitária. Trazendo essa reflexão para a sua instituição de ensino, investir na capacitação de professores é fundamental para fortalecer os pilares pedagógicos e melhorar o ambiente escolar.

Cada experiência pessoal em sala de aula traz um senso de propósito para o professor. Fazer com que o profissional mantenha um sentimento positivo pelo ensino é precioso para aumentar a motivação dele, a fim de prestar um serviço educacional de alto valor.

Além disso, como a educação se transforma o tempo todo, investir na capacitação de professores permite alinhamentos importantes com as tendências no ensino, o projeto pedagógico e a própria sociedade. Para saber como fazer isso, confira nossas dicas!

1. Defina um plano de carreira

Investir em planos de carreira para seu corpo docente diminui o risco de perder grandes talentos. É o que chamamos no mundo corporativo de turnover ― quando profissionais migram de uma empresa para outra em busca de melhores oportunidades.

Assim como nas outras áreas, o professor também tem interesse em se desenvolver e ascender profissionalmente. Logo, é uma tendência que ele busque instituições que ofereçam melhores condições de trabalho, benefícios e chances de crescimento.

Se você deseja criar um plano de capacitação de professores, também deve compreender o quanto vale a pena trabalhar na sua escola. Para tanto, é preciso se debruçar sobre sua realidade institucional e criar, dentro das condições possíveis, um programa de incentivos e benefícios que permita melhorias na carreira. Por exemplo:

  • revisão de salários;
  • planos de saúde;
  • bolsas de estudos para filhos;
  • parcerias com instituições de Ensino Superior para descontos nas mensalidades;
  • parcerias com clubes esportivos e de lazer.

2. Invista em educação continuada

Quando pensamos em melhorias na qualificação profissional, vemos que ter um programa de educação continuada sólido é imprescindível para aumentar a qualidade dos professores.

O objetivo é incentivar que seu corpo docente seja exposto a conhecimentos que lhes permitam acompanhar as mudanças técnico-científicas do mundo e, ao mesmo tempo, adquirir ferramentas pessoais mais arrojadas para o ensino.

Um programa de educação continuada para professores deve contar com uma agenda permanente de estudos que envolvam:

  • reuniões temáticas com a coordenação e direção;
  • participação em palestras com especialistas, na escola ou em outras instituições;
  • realização de cursos livres para grupos de professores por área de ensino;
  • visitas a instituições modelo;
  • intercâmbios culturais.

3. Estimule o aprendizado de tecnologia

A Pandemia evidenciou um grande desafio para muitos professores: lidar com as novas tecnologias para o ensino. Aquele momento emergencial apontou que, de fato, estamos na era digital e as instituições de ensino precisam adotar recursos tecnológicos o quanto antes.

Se sua instituição de ensino está entrando na onda da transformação digital, é preciso estimular que a comunidade escolar passe a pensar digitalmente. Os professores são os primeiros que precisam dominar as novas tecnologias, portanto, precisam passar por capacitação.

É interessante fazer uma pesquisa sobre o nível de alfabetização digital dos professores, a fim de determinar quais são as habilidades mais urgentes a serem adquiridas. Depois, a cada recurso tecnológico introduzido na escola, novas capacitações devem acontecer de acordo com a área de ensino e o grupo de alunos atendidos.

4. Ofereça treinamentos de acordo com o ritmo dos professores

Em primeiro lugar, entenda o ritmo de trabalho de seus professores. Lembre-se de que eles têm muitos afazeres e podem ficar cansados. Além disso, qualquer evento ou curso além da carga horária significa o cômputo de horas extras. Se você não puder pagar, toda a programação planejada deve ser um convite.

Mesmo assim, em ambos os casos, considere que muitos dos professores também trabalham em outras escolas. Logo, é preciso ajustar o horário e o número de encontros de maneira que a maioria possa participar.

5. Adote programas especializados

Inúmeras instituições de ensino e consultorias pedagógicas se dedicam a auxiliar na capacitação de professores. Para descobrir do que a sua escola realmente necessita, os representantes dessas organizações podem ir à instituição e fazer um mapeamento detalhado por meio de entrevistas, pesquisas e coletas de dados. 

A partir daí, sua instituição de ensino pode ter um programa de capacitação personalizado, a fim de trabalhar as principais questões levantadas.

Além disso, você pode fazer parcerias para capacitações específicas de acordo com aquilo que deseja trabalhar. Por exemplo:

  • desenvolvimento de um idioma estrangeiro;
  • capacitação em metodologias ativas de aprendizagem;
  • capacitação para tutoria de cursos e atividades online;
  • educação inclusiva.

6. Promova o autodesenvolvimento dos professores

Não somente os alunos devem vivenciar programas de educação socioemocional, professores também. A posição profissional dos professores os mantêm em evidência e sob pressão boa parte do dia. Por esse motivo, não raro, a saúde mental dos docentes entra em colapso, gerando prejuízos para todos os lados.

Como o papel profissional dos professores pode ser afetado por seu estado de espírito e fatores de sua vida pessoal, eles precisam de autoconhecimento para desenvolver as habilidades de gestão das emoções. Isso pode incluir equilibrar sua vida profissional e pessoal, lidar com a pressão familiar, estresse e emoções não saudáveis, melhorar as habilidades de comunicação e liderança, entre outros pontos.

Os programas de desenvolvimento pessoal são ferramentas poderosas de capacitação de professores. Elas permitem que eles reconheçam seus pontos fortes e fracos, desenvolvam sua autogestão e inteligência emocional.

Que cuidados ter ao organizar uma capacitação de professores?

Esperamos que essas dicas ajudem você a criar um programa permanente de capacitação de professores. Para sua escola atingir os resultados desejados, é preciso tomar algumas precauções importantes:

  • analise bem seu orçamento ― é preferível criar ações econômicas, mas permanentes, do que apenas um grande evento;
  • converse com seus professores sobre os anseios e as necessidades deles;
  • defina o tipo de capacitação conforme cada grupo de professores;
  • inclua atividades motivacionais para incentivar o engajamento;
  • observe o tempo de duração de cada atividade;
  • peça feedbacks do corpo docente;
  • faça uma avaliação dos resultados no período pós-treinamento juntamente à coordenação.

Já que estamos falando sobre capacitação de professores, continue conosco mais um pouco e confira 7 dicas para melhorar a relação entre professor e aluno!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *