Principais pontos da BNCC para estar atento em sala de aula

Principais pontos da BNCC para estar atento em sala de aula

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como sugere o próprio nome, estabelece as diretrizes principais da Educação Básica Brasileira. Seu intuito é o de definir as aprendizagens consideradas fundamentais para a formação plena dos estudantes. 

Em outras palavras, ela visa garantir o acesso a uma educação que diminua as desigualdades e promova o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de todo o Brasil, de forma que sejam capazes de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, ética, diversa e sustentável. 

Partindo daí, a BNCC determina 10 competências gerais que devem nortear o trabalho pedagógico da rede escolar nacional, isto é, das instituições de ensino públicas e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A efetiva aplicação dessas competências depende da união de atores diversos: professores, alunos, gestores, familiares e sociedade em geral. 

Para saber um pouco mais sobre a BNCC, qual a sua importância para a educação, bem como conhecer alguns de seus principais pontos e entender como as mudanças ocorridas em 2020 incidem sobre eles, continue a leitura! 

O que é a Base Nacional Comum Curricular e qual a sua importância? 

A BNCC é um documento, de caráter regulamentar, que determina os conteúdos mínimos a serem oferecidos progressivamente aos alunos durante a formação básica — que compreende a Educação infantil, Ensino fundamental I e II e Ensino médio. 

Seu objetivo central é combater as desigualdades na educação, aumentar as oportunidades e eliminar as defasagens no aprendizado. Busca, assim, proporcionar a todos os alunos da rede nacional o acesso a um ensino de qualidade, de modo a permitir o seu desenvolvimento pleno, nos âmbitos físico, cognitivo, socioemocional e cultural. 

É importante enfatizar que a Base não deve ser confundida com o currículo. Ela serve apenas como um ponto de partida, ou melhor, um ponto de referência para a construção das estruturas curriculares. Como dito, sua intenção é produzir um alinhamento no sistema educacional brasileiro, complementando os projetos pedagógicos e garantindo a autonomia das instituições de ensino. 

Nesse sentido, ela não somente norteia a criação dos currículos, mas também orienta a produção e a revisão de propostas pedagógicas diversas, de políticas direcionadas à formação continuada docente, de materiais didáticos, entre outras avaliações. 

A relevância desse documento reside no fato de que ele é um instrumento essencial para viabilizar a igualdade de acesso e de oportunidades na educação, bem como a de desenvolver competências e habilidades que tornem os estudantes capazes de enfrentar os desafios atuais, pensar criticamente e exercer sua cidadania. 

Autonomia, preparação para o mundo do trabalho e construção de um futuro melhor para todos são, sem dúvida, os princípios que fundamentam a BNCC.

Quais são os campos de experiência da BNCC?

Os chamados campos de experiência são os principais guias no ciclo da educação infantil, que depois serão conectados com os componentes curriculares nas fases seguintes. Eles ajudam na orientação de que competências e habilidades precisam ser trabalhadas com as crianças. Veja a seguir quais foram as esferas definidas:

  • o eu, o outro e o nós: sobre a percepção de si mesmo e a importância da interação com as demais pessoas na sociedade;
  • corpo, gestos e movimentos: sobre a exploração do mundo ao nosso redor através do corpo;
  • traços, sons, cores e formas: sobre as manifestações artísticas, culturais e o desenvolvimento da criatividade;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação: sobre a comunicação em suas diferentes formas;
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: sobre a observação do espaço e inicialização do conhecimento lógico-matemático.

Dentro dessa faixa etária, a BNCC ainda divide em grupos pensando nas necessidades distintas em cada fase, o que também facilita a definição de atividades alinhadas com os objetivos de desenvolvimento.

Por exemplo, os bebês (de 0 a 6 meses) requerem cuidados e estímulos bem diferentes do que uma criança que já aprendeu a andar, falar, comer etc. Há ainda as especificidades entre crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Como funciona a orientação por competências? 

A dúvida de muita gente em relação à BNCC é como ela funciona na prática. Afinal, não basta conferir as referências criadas pelo Ministério da Educação, já que a sua finalidade é aplicá-las no sistema escolar e pedagógico.

Essa integração é feita a partir do planejamento de todas as atividades que serão propostas em sala de aula e também fora dela. Partindo da ideia de que o aprendizado pode acontecer de diferentes maneiras, a formação dos estudantes deve passar por caminhos diversificados de aplicar as competências à realidade.

Por exemplo, os momentos de brincadeira na educação infantil podem ser aproveitados com maior foco nas competências a serem desenvolvidas, assim como a interdisciplinaridade é uma metodologia que tem ajudado a fazer com que os estudantes se conectem com o mundo atual, onde precisamos ter uma visão abrangente, crítica e que demanda habilidades complementares.

Então, os alunos são convidados a assumir um papel de maior autonomia e deixar de lado a tradicional imagem de serem apenas receptores do conhecimento. Eles são estimulados a buscar, interagir, manifestar e participar ativamente do processo de aprendizagem. Alguns pontos de atenção essenciais nesse contexto são:

  • revisão do projeto político pedagógico;
  • formação do corpo docente;
  • atualização dos materiais didáticos;
  • suporte à toda comunidade acadêmica;
  • acompanhamento dos resultados.

Quais os principais pontos da BNCC para serem trabalhados em sala de aula? 

Ao todo, a Base Nacional Comum Curricular, estabelece 10 competências gerais a serem trabalhadas por todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares. Como falamos acima, de modo a evitar a mera transmissão e reprodução de conteúdo e assegurar a autonomia dos estudantes, elas devem ser inseridas em contextos e situações-problema. 

Em outras palavras, além do “saber” (habilidades, conhecimentos, valores e atitudes), as crianças e os jovens devem ser formados no sentido de “saber fazer” (mobilização e aplicação de tais conhecimentos e habilidades para resolução de desafios e demandas da vida real). 

Para facilitar, selecionamos alguns dos pontos principais da BNCC para o professor estar atento e dar maior ênfase em suas aulas. Veja a seguir! 

Pensamento científico, crítico e criativo 

O documento reforça a importância de uma formação voltada para o exercício do pensamento crítico e científico, cujos métodos estimulem a investigação, a curiosidade intelectual, a criatividade, a reflexão e a proposição de soluções para os problemas das diferentes áreas do conhecimento. As metodologias ativas de aprendizagem são especialmente importantes nesse contexto de estimular todas essas habilidades.

Valorização cultural 

O Brasil é um país marcado pela diversidade cultural. Mais do que o respeito, a proposta é pela valorização das diferenças, visando garantir uma formação plural e inclusiva. Assim, as instituições de ensino devem estar preparadas para propiciar aos estudantes o acesso ao amplo repertório de manifestações culturais (locais, regionais e globais), bem como estimular a produção cultural em sala de aula. 

Cultura digital 

A cultura digital é um ponto bastante importante estabelecido pela Base. A ideia é de que crianças e jovens saibam utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, sempre de maneira ética, significativa e crítica. Assim, são estimulados a fazer uso dos recursos tecnológicos para comunicação, disseminação de informações, produção de conhecimentos e resolução de problemas, sem perder de vista a responsabilidade social.  

Trabalho e projeto de vida 

Compreensão de seu lugar no mundo e das relações de trabalho, de modo a escolher, com liberdade, autonomia e consciência crítica, caminhos profissionais condizentes com o seu projeto de vida, com suas potencialidades e com o exercício da cidadania. 

Autoconhecimento e autocuidado 

Conhecer a si mesmo e cuidar do corpo e das emoções, reconhecendo suas características, opiniões e experiências culturais. Compreensão, respeito e valorização da diversidade humana, sabendo lidar com as diferenças e estando aberto ao diálogo, à troca de saberes e ao trabalho coletivo

Comunicação 

Ampliar o conhecimento sobre as diversas linguagens humanas (visuais, sonoras, corporais, verbais e digitais). Saber comunicar os próprios sentimentos e opiniões, assim como exercitar a empatia, buscando perceber como o outro pensa e sente, é uma habilidade imprescindível para a convivência sadia em sociedade. Inclusive, essa é uma competência importantíssima para o sucesso profissional nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Responsabilidade e cidadania 

Tomada de decisões, visando, antes de tudo, ao bem estar coletivo, isto é, baseando-se nos princípios éticos, sustentáveis e democráticos. Do mesmo modo, saber atuar individual e coletivamente com responsabilidade social e ambiental, resiliência, criticidade e autonomia. 

Por fim, vale dizer que o ano de 2020 foi definido como a data para iniciar a efetiva implantação da BNCC em todas as instituições de ensino do país. Ainda que algumas das orientações já façam parte do cotidiano de muitas escolas, elas eram inseridas de maneira mais intuitiva e não sistematizadas, planejadas e integradas. 

Além de gestores e diretores terem se esforçado em oferecer formação continuada aos seus docentes, de modo a que estejam preparados para ensinar conforme os novos parâmetros, as mudanças também exigiram uma revisão dos projetos político-pedagógicos. 

É fato que a Base não tem o poder de resolver todas as adversidades do ambiente escolar, no entanto, ela dá um passo importante no que diz respeito a oferecer uma formação mais alinhada aos desafios do século 21. Agora você já sabe quais são os principais pontos da BNCC e qual a sua importância para o desenvolvimento dos alunos.

Que tal aproveitar uma outra leitura que explica porque tudo começa no autoconhecimento? Esse é um tema super relevante nos dias de hoje! Ficou interessado? Não deixe de conferir!

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