Como promover a retenção de alunos? Confira dicas práticas

Como promover a retenção de alunos? Confira dicas práticas

Entender como fazer a retenção de alunos é fundamental para melhorar o fluxo de estudantes na sua instituição e otimizar os recursos disponíveis. Por isso, vale conhecer quais são as principais estratégias para serem utilizadas com essa finalidade. Desse modo, os estudantes podem ser acompanhados desde a infância até a sua preparação para o vestibular.

Promover estratégias para aumentar a retenção dos alunos traz diversos benefícios para todos os envolvidos. Em um nível institucional, a escola ganha mais previsibilidade em suas receitas e pode continuar crescendo. Já para os professores e alunos, a retenção é importante para que eles criem uma rotina e um vínculo mais duradouro.

Se você quer saber como implementar essas estratégias em sua escola, continue a leitura e confira nosso post!

O que é a retenção de alunos?

A retenção de alunos se refere à capacidade de uma escola de fazer seus estudantes continuarem com o vínculo estudantil até a conclusão de sua jornada educacional pelo nível básico ou médio.

Para que isso seja possível, é necessário investir em diversas práticas, técnicas e recursos que sejam capazes de manter a competitividade da instituição no mercado. Certamente, a concorrência acontece em um nível local, permitindo que os pais façam comparações entre as escolas.

Isso significa que é necessário um conjunto de estratégias que vai além de um ensino de qualidade. Mesmo que a formação dos estudantes seja o centro de toda a estrutura escolar, é necessário pensar na experiência de todos os que estão envolvidos na rotina de sua escola.

Como fazer a retenção de alunos em sua escola?

Agora que você já sabe o que é a retenção de alunos, que tal descobrir quais são as principais dicas de como promovê-la em sua escola? Para isso, separamos várias boas práticas possíveis de aplicar agora mesmo. Vale a pena continuar a leitura e conferir todas!

Conheça as dimensões

O primeiro passo para entender a importância da retenção de alunos e investir nela é compreender quais são as dimensões que a questão envolve. Por exemplo, ao reter estudantes, você dá continuidade ao trabalho e garante melhor desempenho acadêmico para sua instituição.

Além disso, quanto mais alunos retidos, melhor é o seu planejamento e mais fácil fica lidar com o aspecto financeiro, dado que a ocorrência de entradas contínuas de dinheiro permite investir na escola, melhorando a infraestrutura e a qualificação dos professores.

Assim, ao compreender a necessidade e os impactos da retenção, é possível pensar em estratégias nesse sentido, otimizando a performance de todos.

Então, confira algumas práticas para consolidar sua estratégia de retenção de alunos.

Entenda quem são os alunos

O primeiro ponto importante que vai ajudar você a promover a retenção de alunos em sua escola é aumentar o conhecimento sobre eles. Isso porque, ao entender o perfil dos estudantes, fica mais fácil encontrar boas soluções que maximizem o desenvolvimento dos mesmos, consequentemente, com o melhor desenvolvimento, tanto pais e responsáveis quanto estudantes ficam mais satisfeitos e não querem sair da sua escola.

Portanto, vale encontrar boas soluções que auxiliem nesse entendimento.

Nesse sentido, investir em metodologias personalizadas e usar a tecnologia na educação podem ser boas saídas. Por meio delas, é plausível obter diversas vantagens e melhorar a retenção de alunos.

Trabalhe na retenção desde a captação

Começar a reter os alunos desde antes de entrarem em sua escola também pode ser interessante. Por exemplo, vale a pena incluir em seu planejamento de captação os principais diferenciais que sua instituição tem.

Nesse sentido, apresente alguns destaques de resultados, demonstre como sua escola ajuda no desenvolvimento das crianças, mostre a infraestrutura e os investimentos que ainda serão feitos e todos os pontos fortes que a escola dispõe.

Assim, você “enche os olhos” dos pais e dos alunos e consegue mantê-los motivados e satisfeitos com o que sua instituição disponibiliza, antes mesmo de entrarem. Além disso, é preciso manter a qualidade que apresentou no marketing de captação.

Analise os motivos de transferência

Também é importante compreender os reais motivos pelos quais os alunos atuais estão deixando sua escola e buscando outras alternativas para se desenvolverem. Avalie cada ponto e procure saber o que você pode melhorar.

Por exemplo, pode ser que os estudantes estejam procurando novas organizações em razão da metodologia da escola. Assim, buscar opções que ajudem no desenvolvimento das crianças, como o aluno protagonista, representa uma opção atrativa.

Além disso, vale estudar a infraestrutura e verificar se ela atende ao que os pais e responsáveis desejam para os filhos. Também é válido pedir feedbacks de quem saiu e investir em melhorias para que outros não tomem o mesmo caminho.

Tenha atenção às inovações

Encontrar boas soluções que melhorem o aprendizado dos alunos de sua escola e que proporcionem mais facilidade aos professores também é fundamental para melhorar o desempenho e garantir maior retenção de alunos.

Com o avanço da tecnologia no meio educacional, há várias alternativas que ajudam no cotidiano de aulas e possibilitam mais motivação aos alunos e possibilidades de ensino aos docentes.

Por exemplo, há plataformas, jogos educativos, sistemas de realidade aumentada e muitas outras novidades que agregam valor e ajudam a reter alunos em sua escola. Vale procurar as mais adequadas para implementar em sua instituição de ensino.

Qual é a importância da retenção de alunos?

A retenção de alunos é essencial para que uma escola obtenha sucesso em seus projetos. Isso não significa apenas conquistas no aspecto financeiro, que ocorre quando as salas estão cheias, mas no cumprimento de educar e formar pessoas.

Quando uma escola consegue reter seus alunos, você pode acompanhar toda a evolução e transformação dos indivíduos que passam por ela.

Isso permite que a instituição incorpore melhorias diretamente ligadas às necessidades dos estudantes e de toda comunidade. Portanto, manter um bom fluxo de alunos traz benefícios que superam o caráter monetário da instituição

Viu como a retenção de alunos é importante para melhorar a experiência de todos os que estão envolvidos nessa etapa de formação?

Por meio das dicas apresentadas anteriormente, você consegue trazer um novo ciclo de mudanças em sua escola e pode apresentar aos pais ou responsáveis como ela está gerando melhorias na jornada estudantil dos alunos.

Curtiu nosso post? Então, continue com sua visita ao blog e descubra como usar o microlearning para captar alunos!

Comments are closed.