Psicopedagogia escolar: como ela ajuda a identificar dificuldades no aluno?

Psicopedagogia escolar: como ela ajuda a identificar dificuldades no aluno?

A psicopedagogia escolar é o resultado da união de duas ciências: pedagogia e psicologia. Essa área destaca-se por sua importância em garantir a efetividade do processo de ensino e aprendizagem.

Em um primeiro momento, o foco da psicopedagogia é a prevenção e, posteriormente, a resolução de questões vinculadas à aquisição de conhecimento. Dito de outra maneira, o psicopedagogo atua na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam vir a interferir no desenvolvimento dos estudantes, na promoção da inclusão de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem e na superação dessas lacunas.

O principal objetivo da psicopedagogia escolar é colocar os alunos em pé de igualdade no que diz respeito a aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Para tanto, leva em consideração uma série de fatores, tais como os familiares, ambientais, psicomotores, entre outros, que estejam atrapalhando o ato de ensinar e aprender e, consequentemente, o decurso do aprendizado, individual e coletivo.

Tem interesse nesse assunto? A seguir, entenda o que é a psicopedagogia no âmbito escolar, quais são suas contribuições para a educação e muito mais!

O que é psicopedagogia escolar?

A psicopedagogia representa a associação dos conceitos da pedagogia e da psicologia, a fim de compreender, de forma aprofundada, a relação do ser humano com a aprendizagem. Objetiva, assim, saber como as pessoas se apropriam das informações e as organizam para construir conhecimentos, ou seja, como as pessoas aprendem.

A psicopedagogia nasceu no século XIX, na Europa. Naquele momento, os insucessos escolares foram compreendidos como patologias — portanto, objetos de ação terapêutica curativa. Dessa maneira, os primeiros centros psicopedagógicos tinham enfoque pedagógico e médico, tendo como principal intenção o tratamento daquilo que costumava ser nomeado como comportamento social inadequado.

A partir de então, a psicopedagogia foi sendo difundida para vários países e se desenvolvendo. Além disso, o entendimento sobre sua função também foi se modificando. Hoje, é consenso que essa é uma área de conhecimento interdisciplinar, de pesquisa e atuação, que explora a aprendizagem e seus processos.

Trabalha na perspectiva da diversidade e da inclusão, buscando dar apoio a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, busca intermediar problemas e deficiências de aprendizado, sejam individuais, sejam coletivos. O profissional da área atua de modo a analisar os múltiplos fatores (ambientais, psicomotores, socioemocionais etc.) que exercem influência nos atos de ensinar e aprender.

No âmbito escolar, a psicopedagogia surge como componente essencial para colaborar na construção de ações e medidas orientadas para a melhoria da prática pedagógica, tendo como base a compreensão profunda do funcionamento e das particularidades desse ambiente e de suas relações.

Qual o seu papel na educação?

A psicopedagogia institucional — aquela dirigida aos distúrbios de aprendizagem em espaços de ensino, como os colégios — representa uma contribuição abrangente e qualificada para aqueles que se dedicam à tarefa de educar. Isso porque ela contribui para garantir a efetiva assimilação de conteúdos e que todos os estudantes, sem exceção, sejam contemplados no que diz respeito a seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

O psicopedagogo convida gestores, coordenadores, professores e toda a equipe pedagógica a refletir sobre qual é a verdadeira função da educação, sobretudo diante das deficiências de aprendizagem. Dito de outra maneira, propõe um trabalho coletivo amplo que colabore para a identificação e a prevenção de aspectos que possam vir a se transformar em obstáculos para o aprendizado significativo.

Além de trabalhar junto aos profissionais da educação e aos alunos, o psicopedagogo intervém junto às famílias, uma vez que o ambiente familiar também exerce forte influência na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Sendo assim, é possível dizer que psicopedagogia escolar contribui para a melhoria do processo de ensino e a qualidade da educação como um todo, partindo de uma perspectiva que valoriza a diversidade e o trabalho cooperativo, assim como promove a inclusão.

Por que a psicopedagogia é tão importante nas escolas?

Como dito, a psicopedagogia, quando aplicada aos ambientes de ensino, possibilita a real compreensão das condições e necessidades de aprendizagem dos sujeitos, bem como da etapa do processo em que se situam. Tal entendimento é importante pois somente por meio dele é possível construir estratégias de ação para fazer com que os alunos adquiram um aprendizado significativo.

Conforme visto, ela pode atuar diretamente com o aluno, com grupos, com docentes ou com familiares, a depender das particularidades e demandas de cada situação. Além disso, vale reforçar que o profissional da área atua tanto na prevenção quanto no atendimento terapêutico de casos devidamente diagnosticados como transtorno de aprendizagem.

A seguir, confira os principais benefícios da psicopedagogia escolar!

Compreende e orienta os alunos

Cada estudante é um sujeito único, com bagagens, interações e vivência particulares. Tudo o que traz consigo influencia o processo de aprendizagem. Assim, a psicopedagogia se preocupa em direcionar o olhar do professor para questões de natureza individual, de modo que ele possa identificar problemas rapidamente e agir sobre eles.

Somado a isso, o psicopedagogo contribui na orientação do estudante no que diz respeito à concepção de um projeto de vida que esteja em consonância com suas necessidades, realidades e expectativas.

Ajuda na assimilação dos conteúdos

Por buscar compreender, de modo amplo e aprofundado, a forma como se dá a aquisição de conhecimentos, e aplicando tais estudos ao contexto escolar, a psicopedagogia colabora para o desenvolvimento de técnicas e métodos de ensino mais adequados, inovadores e eficazes.

Avalia as interferências no desempenho escolar

Conforme já dito, os fatores que interferem no desempenho escolar podem provir de inúmeras fontes: biológicas, psíquicas, motoras, socioemocionais etc. O profissional da área está capacitado para identificar a origem dos problemas de aprendizagem, mediar conflitos e buscar soluções.

Colabora para a aceitação e a valorização das diferenças

As salas de aula são plurais. Desse modo, os docentes têm de construir estratégias que contemplem alunos com níveis de aprendizagem distintos — desde os superdotados ou autodidatas até aqueles com déficit de atenção e outros distúrbios. Além de ajudar os professores e gestores a lidar melhor com as diferenças, a psicopedagogia contribui para tornar a escola um lugar cada vez mais inclusivo, acolhedor, respeitoso e diverso.

Importa dizer, por fim, que os transtornos de aprendizagem afetam o aproveitamento escolar de várias formas, entre as quais podemos destacar:

  • atraso no desenvolvimento de habilidades básicas;
  • redução na concentração;
  • prejuízo na socialização;
  • abalo na autoestima;
  • aumento da ansiedade.

Por essa razão, a psicopedagogia se firma como um elemento essencial nos ambientes de ensino, visto que atua na resolução de problemas relacionados à aprendizagem assim como na promoção da educação qualificada, significativa e democrática — possibilitando o desenvolvimento pleno e integral dos alunos.

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