A educação no século XXI está em constante transformação. A forma de ensinar e transmitir conhecimento mudou muito nos últimos anos por motivos diversos, desde a inovação tecnológica até as novas exigências do mercado de trabalho. Da mesma forma, percebe-se cada vez mais a necessidade de formar jovens com pensamento crítico e responsáveis coletivamente.
A verdade é que o ensino tradicional não atende mais às necessidades dos alunos contemporâneos, tampouco as expectativas da nova geração de pais. Por isso, neste artigo, conversaremos sobre a educação no século XXI , os desafios que as escolas precisam enfrentar e como se adequar a essas novas demandas.
A educação no século XXI
A sociedade, seus valores e comportamentos se transformam a uma velocidade cada vez mais rápida. E nada mais lógico que a educação acompanhe as novas necessidades dos indivíduos. Ela deve ser pautada não só pelo uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, como também pela necessidade de fornecer condições para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Infelizmente, hoje, apenas a figura do professor, com todo seu conhecimento e transmissão linear de informações, não é suficiente para um processo de ensino-aprendizagem efetivo. Isso bastava há algumas décadas, quando o educador era o centro das atenções em sala de aula, mas não agora com o advento da internet e todos seus estímulos.
Atualmente, as crianças são curiosas e ativas desde cedo. O que o professor pode fazer é achar formas de direcionar essa curiosidade e engajá-las na aprendizagem, não de forma linear, mas horizontal, tentando inserir cada vez mais o estudante no processo de construção do próprio conhecimento.
Em um mundo ideal, seria muito bom que isso fosse pautado pelo uso da tecnologia, pois é por meio dela que os jovens interagem e assimilam conhecimento na maior parte do tempo. Afinal, as novas tecnologias se tornaram importantes aliadas, em vez de vilãs.
Tão importante quanto o uso da tecnologia como ferramenta educacional, a inserção da educação socioemocional e o desenvolvimento de inteligências múltiplas se mostram necessidades ainda mais urgentes. Afinal de contas, hoje, diferentemente de alguns anos atrás, sabemos que a inteligência é constituída por diversas facetas, não apenas pelo domínio lógico-matemático.
Habilidades sociocomportamentais, como empatia, autonomia, inteligência emocional e criatividade não fazem diferença apenas na vida interpessoal do aluno, mas também são características indispensáveis para seu futuro profissional.
Em razão dessas necessidades, cada vez mais se percebe que o ensino no século XXI não pode se restringir apenas ao desenvolvimento cognitivo e intelectual, como acontecia no passado, mas comportamental e emocional.
Desafios da educação no século XXI
É recomendável que as práticas pedagógicas acompanhem as mudanças ocasionadas pela tecnologia e a grande diversidade de canais de comunicação e estímulos. Podemos dizer que este é um dos grandes desafios da educação no século XXI.
Para vencê-los, aconselhamos as escolas a atualizarem e otimizarem seu projeto pedagógico por meio de alguns programas, metodologias e práticas. A seguir, veremos algumas dessas necessidades que configuram, a depender da infraestrutura e tamanho de algumas instituições, grandes desafios.
Uso da tecnologia
O uso da tecnologia nos processos de aprendizagem traz benefícios como o aumento do interesse, engajamento e protagonismo do aluno. Além, é claro, do acesso e inserção de materiais e conteúdos complementares, como podcasts, vídeos e recursos interativos.
Ensino híbrido
Mesmo antes da pandemia da COVID-19, algumas instituições já tentavam implantar o ensino híbrido em seus programas. Ele consiste na experiência mediada por plataformas on-line como forma de complementar as aulas presenciais. Nesse sentido, conseguimos imaginar um projeto de empreendedorismo aliado a uma aula on-line mostrando como criar uma planilha financeira no Excel, por exemplo.
Metodologias ativas
Podemos citar como exemplos de metodologias ativas, a sala de aula invertida, em que os alunos experienciam o assunto estudado previamente, ou seja, antes da explicação do professor em sala. O papel do educador nesse caso é fixar o assunto, debater conceitos e oferecer outros pontos de vista. Outros exemplos de metodologias deste tipo são a aprendizagem baseada em projetos e os laboratórios experimentais.
Incentivo ao protagonismo
Fazer da criança e do adolescente os grandes protagonistas da construção do conhecimento é um dos grandes desafios da educação atual. Na verdade, fazer isso vai muito além do emprego de tecnologias e recursos, ele se insere no âmbito comportamental e é recomendável que seja incentivado também pelos familiares.
Com tantas distrações como a internet e redes sociais, apenas apresentar o conteúdo para os estudantes de forma passiva não traz o engajamento necessário. Motivo pelo qual é tão importante a existência de práticas mais assertivas, como metodologias ativas, tecnologias e outras formas alternativas e complementares de ensino.
Novas demandas e cuidados
Para se adequar às novas demandas os gestores educacionais precisam pensar em longo prazo. O planejamento estratégico da instituição deve considerar a possibilidade de recursos financeiros para investimentos em tecnologia e infraestrutura, assim como o desenvolvimento de uma boa comunicação com os responsáveis.
O relacionamento com os pais e as famílias durante o período de mudança e implementação é importante para que eles entendam os motivos e os benefícios das novas práticas educacionais. Do ponto de vista da educação socioemocional, a participação deles é fundamental, pois o desenvolvimento das crianças e adolescentes acontece mediante um esforço conjunto entre alunos, familiares e corpo docente.
Na mesma linha de raciocínio, o treinamento dos professores e demais integrantes da comunidade escolar é fundamental para suprir as novas demandas do ensino. Em virtude da proximidade com os estudantes no dia a dia, esses profissionais são as peças centrais para a observação e acompanhamento sociocomportamental dos jovens.
Sabemos que colocar tudo isso em prática pode ser difícil e, em alguns casos, recomendamos o auxílio de uma consultoria pedagógica especializada.
Neste artigo, conversamos sobre a educação no século XXI. Falamos um pouco dos desafios que as instituições de ensino enfrentam para se adequar às novas demandas, bem como recomendamos alguns cuidados a serem tomados pela gestão durante a implantação de novas práticas.
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