O aumento na competitividade nos setores de educação fez com que as instituições precisassem buscar novos caminhos com a intenção de atrair e manter seus estudantes. Nesse sentido, desenvolver um plano de captação de alunos é essencial!
Por meio dele, sua escola pode criar meios de divulgação, apresentar sua metodologia de ensino e esclarecer aos pais quais são os diferenciais de sua instituição. Se você quer saber mais sobre a criação de um plano para a captação de alunos e como deve ser feito, continue a leitura e confira nosso post!
O que é um plano de captação de alunos?
A captação de alunos representa um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas por uma escola com a intenção atrair e reter os estudantes já matriculados. Tais técnicas envolvem a melhoria dos canais de divulgação usados, além da apresentação de seus diferenciais para a comunidade.
Outros cuidados, no entanto, também são importantes para que a captação de alunos seja bem-sucedida e sua escola possa seguir com um ensino de qualidade.
Qual é sua importância?
Montar um plano de captação de alunos é importante para ter a quantidade de estudantes adequada à sustentabilidade de sua escola. Assim, você consegue gerenciar melhor as aulas, oferecer mais qualidade no ensino da instituição e, também, adotar metodologias mais personalizadas para auxiliar no desenvolvimento do estudante.
Outro ponto importante do plano de captação de alunos é como ele pode ajudar a obter os recursos financeiros necessários a fim de melhorar a infraestrutura da instituição, capacitar os professores e, consequentemente, otimizar a performance da escola em sua totalidade.
Desse modo, vale a pena aprender como estruturar um plano de captação de alunos de maneira otimizada, com a intenção de garantir o sucesso da sua escola.
Como desenvolver um plano de captação de alunos?
Agora que você já sabe o conceito e qual é a importância de desenvolver um plano de captação de alunos para sua escola, chegou a hora de descobrir quais são os principais passos para elaborar um que seja eficiente e que traga bons resultados. Com a intenção de ajudar você, separamos quatro dicas abaixo!
Defina o objetivo para o próximo período
Entender quais são os objetivos do seu plano para os períodos mais próximos é um passo importante a fim de pensar em como captar novos alunos e manter o bom desempenho da escola.
Por exemplo, se não há muitas vagas à disposição, então as estratégias de divulgação e objetivos a serem alcançados são relacionados a encontrar poucos indivíduos interessados em estudar na sua escola.
Agora, se é preciso ocupar vários lugares, o plano precisará ser mais abrangente com intenção de chegar a mais pais e responsáveis. Portanto, vale a pena pensar quais são os objetivos para o próximo período.
Crie metas
O próximo passo a fim de elaborar seu plano de captação de alunos é definir quais são as metas que deseja alcançar. Por exemplo, pode ser que o anseio seja por preencher 90% da capacidade das classes até uma determinada data, a fim de facilitar o planejamento do ano letivo.
Assim, defina metas e pense em estratégias para alcançá-las. Essa parte é importante com a intenção de manter a escola competitiva e com bom desempenho no mercado educacional.
Além disso, é possível utilizar a tecnologia e contar com o histórico de períodos passados para definir metas que sejam realistas e alcançáveis. Com isso, você compreende melhor as possibilidades e pode traçar planos excelentes a fim de trazer alunos motivados para estudar em sua escola.
Tenha estratégias de divulgação
Explorar os diversos canais de comunicação é uma excelente forma de mostrar aos pais ou responsáveis pelas crianças os benefícios de contar com sua escola. Por isso, apresentar nas redes sociais seu plano pedagógico, as ações na comunidade e demais atividades extracurriculares é uma excelente forma de publicidade para sua escola.
Entretanto, quando se trata da divulgação online, é importante adotar alguns cuidados para respeitar a privacidade das crianças e não expor nenhuma delas na rede social. A ideia é que apenas professores e líderes da instituição apareçam, conforme desejarem.
Também é possível investir no marketing de conteúdo e gerar valor para as famílias. Por meio de algumas dicas, por exemplo, é possível orientar os pais sobre as melhores práticas, sobre como o ensino pode ser continuado em casa e demais conteúdos que geram valor para sua escola.
Mantenha um diálogo aberto com a comunidade
O engajamento da escola com sua comunidade é essencial para o processo de captação de alunos. Além disso, ações da escola com projetos locais também contribuem para a formação dos estudantes.
Portanto, vale investir em estratégias de sustentabilidade, redução de lixo, apoio a pessoas carentes e demais atividades que fazem parte da formação social dos estudantes, mas que também trazem algum reflexo para a região em que a escola está inserida. Tais atividades contribuem de maneira positiva para melhorar o diálogo com as famílias locais e potencializa a captação de novos estudantes.
Viu como um bom plano de captação de alunos é necessário para que sua instituição tenha boas condições financeiras e uma boa imagem social? Por meio de pequenas melhorias em sua abordagem e comunicação, você consegue gerar transformações reais dentro de sua instituição. Portanto, não perca mais tempo e comece a investir nessas mudanças agora mesmo!
Quer seguir aprendendo as melhores dicas para a gestão de sua escola? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis!