Como trabalhar habilidades socioemocionais na educação infantil?

Como trabalhar habilidades socioemocionais na educação infantil?

Durante a infância, 90% do nosso cérebro é formado até os seis anos de idade. Nesse período, muitas das habilidades que utilizaremos ao longo da vida, especialmente durante a fase adulta, são desenvolvidas. Entre elas, algumas são essenciais para o sucesso e o bem-estar dos indivíduos: as habilidades socioemocionais.

Elas têm sido debatidas e discutidas entre pesquisadores e conhecedores das áreas de Psicologia e Educação já há algum tempo, porém, só recentemente, por volta da última década, começaram a receber maior atenção e entraram no radar das escolas, principalmente com a sua inclusão na nova BNCC, aprovada em 2017.

Também foram motivos para isso as descobertas relativas à sua importância para o bom desenvolvimento humano, em relação ao aprendizado e à saúde física e mental. Assim como o ambiente familiar, o ambiente escolar tem impacto significativo na vida dos indivíduos, além de estar presente em boa parte dela. Por isso, a escola não poderia ignorar a relevância das habilidades socioemocionais na educação infantil

Se você quer saber mais sobre essas habilidades e como a aplicação delas na educação infantil impacta positivamente o desenvolvimento das crianças, não deixe de ler até o final!

Qual a importância de trabalhar as habilidades socioemocionais na educação infantil?

Como o termo indica, são habilidades sociais e emocionais e elas podem ser trabalhadas em qualquer fase da vida, porém há um impacto maior quando isso é feito durante a infância, até os seis anos de idade. Nesse período, em que há uma maior plasticidade do cérebro e o ambiente externo provoca influência de diversos tipos, os resultados são de longa duração.

De modo geral, o desenvolvimento dessas habilidades na educação infantil é importante para a saúde das crianças, além de desempenhar um papel positivo no restante da vida. Não só contribui para a formação da autoestima dos pequenos, como também tem um efeito favorável na sua aprendizagem. 

Trabalhar as competências socioemocionais na escola, ainda durante a infância, permite que as crianças desenvolvam a capacidade de identificar, reconhecer e lidar com os seus próprios sentimentos e emoções, bem como os de outras pessoas. Desse modo, também se tornam mais habilidosas em desenvolver vínculos sociais, que são essenciais para o bem-estar.

Essas habilidades são capazes, ainda, de promover atitudes e comportamentos benéficos para si e para os outros. Quando apresentam bom desenvolvimento socioemocional, as crianças tendem a ser mais felizes, mais motivadas e mais positivas. Além disso, são mais confiantes na tomada de decisões, o que as torna mais independentes e apresentam mais entusiasmo ao executarem tarefas em grupo.

Que essas habilidades são importantes, já sabemos, mas quais são elas? Confira no tópico a seguir!

Quais as principais habilidades socioemocionais?

São diversas as habilidades socioemocionais e geralmente estão ligadas umas às outras. Veja as principais:

  • empatia;
  • autoestima; 
  • autoconhecimento;
  • ética;
  • confiança;
  • autocontrole emocional;
  • criatividade;
  • autonomia;
  • pensamento crítico.

Como é possível perceber, essas habilidades são bastante abstratas. Trabalhá-las na educação infantil não é tarefa fácil. Por esse motivo, a seguir, trazemos algumas dicas de como é possível fazer isso.

Como as habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas?

Assim como o ambiente familiar, a escola é um espaço fundamental na socialização da criança, por isso ambos devem estar bem integrados. Todos os agentes da comunidade escolar, bem como os membros da família, são fundamentais no desenvolvimento infantil.

Além disso, as competências socioemocionais devem ser incluídas na educação não como metas teóricas, mas executadas de fato como atividades.  

Tendo tudo isso em mente, confira abaixo as melhores dicas que elaboramos para você. 

Capacitar a equipe

Primeiramente, é preciso alinhar toda a equipe escolar ao projeto de trabalhar essas habilidades na escola. Para tanto, faz-se necessário capacitá-la de modo que todos compreendam a importância e os benefícios e como devem agir e desempenhar seu papel. Isso pode ser feito por meio de oficinas, formações e apoio de material estruturado, por exemplo.

Também é importante que a capacitação utilize metodologias que também busquem desenvolver as habilidades socioemocionais do próprio educador. Desse modo, ele servirá de exemplo de comportamento e inspiração para as crianças.

Estimular hábitos durante o dia a dia

Outro modo de desenvolver tais habilidades dá-se pela criação dentro da escola de espaços destinados à interação social e ao compartilhamento de talentos, como o cantinho da leitura, sala para desenho, sala de música, entre outros.

Ao instigar ações voluntárias, por meio de parcerias com ONGs, por exemplo, as crianças são incentivadas a ajudar os mais necessitados e a se reconhecerem.

Para isso, também é possível realizar projetos que envolvam a família e a comunidade e promovam para eles tanto o próprio desenvolvimento quanto a consciência de questões sociais.

Promover a prática de atividades lúdicas

A depender das atividades, diversas habilidades podem ser desenvolvidas. Por meio da contação de histórias, por exemplo, é possível trabalhar a empatia e a percepção do outro. Para isso, o educador pode fazer pausas, durante a narração, para a reflexão acerca de características dos personagens, das dificuldades enfrentadas e das soluções encontradas. Outra possibilidade é o uso de livros, filmes ou teatro de fantoches.

Incentivar a curiosidade e o autoconhecimento

A curiosidade pode ser incentivada por meio de brincadeiras, jogos, gincanas, leitura e projetos desafiantes. Já o autoconhecimento, além de ser alcançado também pelos meios anteriores, pode ser instigado por meio de projetos e atividades que motivem a autoanálise e proporcionem experiências artísticas, como identificar sentimentos que certas músicas provocam, pintar suas emoções etc.

Enfatizar a necessidade de ter empatia e de saber compartilhar

Ter empatia e saber compartilhar são habilidades essenciais para a vida. Elas podem ser estimuladas o tempo todo, dentro ou fora da sala de aula. “Se colocar no lugar do outro” e saber compartilhar faz com que as crianças com essas capacidades se tornam jovens e adultos que compreendem e respeitam as dificuldades e as dores dos outros e que agem de modo altruísta.

No entanto, como dividir não é uma das atividades favoritas dos pequenos, essa necessidade pode ser reforçada a qualquer momento por meio do incentivo a compartilhar brinquedos e materiais, por exemplo.

Quais os benefícios da educação socioemocional?

Além de todos os benefícios apresentados até aqui, há alguns outros que são notáveis e precisam ser destacados. São eles:

  • criação de um ambiente de aprendizagem favorável;
  • melhora dos resultados nas disciplinas tradicionais;
  • formação de jovens críticos, capazes de tomar decisões responsáveis e preparados para o mundo;
  • capacitação para o mercado de trabalho;
  • supressão de carências de oportunidades;
  • impacto nos indicadores sociais;
  • transformação e inovação da grade curricular e da escola;
  • estímulo à cidadania;
  • desenvolvimento de uma cultura de paz, tolerância e respeito.

Como visto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil promove a formação de indivíduos que têm consciência de si e dos outros, apresentam autonomia e senso crítico e compreendem seu papel na sociedade. Além disso, estimula comportamentos positivos essenciais para a vida dentro e fora da escola.

Embora recente, essa educação inovadora não é tão utópica quanto parece. Todos os benefícios apresentados até aqui e muitos outros podem ser obtidos através do Programa Pleno, que conta não só com um sistema de educação socioemocional, mas também com um programa de consultoria pedagógica, focado nos alunos, nos educadores e na família. Desse modo, visa o desenvolvimento integral das crianças.

Além disso, o Programa Pleno conta também com o ensino híbrido, que busca estender a jornada normal de aprendizado, e sua matriz pedagógica baseia-se não só na BNCC, mas também nos pilares da UNESCO e no Casel (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning).

Gostaria de conhecer mais sobre as habilidades socioemocionais ou sobre o Programa Pleno? Entre em contato conosco e será um prazer esclarecer todas as suas dúvidas.

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