Tecnologia na educação: os benefícios e como colocar em prática

Tecnologia na educação: os benefícios e como colocar em prática

Impulsionada pela pandemia da covid-19, o uso da tecnologia na educação oferece muitos ganhos e favorece o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Com plataformas e ferramentas voltadas à aprendizagem, podemos dizer que as práticas pedagógicas foram totalmente ressignificadas.

Com isso, os educadores passaram a adotar estratégias para impulsionar as habilidades e competências consideradas essenciais para os cidadãos do mundo contemporâneo. Assim, os professores precisam ter como foco atividades que apresentam novas abordagens e que, consequentemente, favorecem o currículo.

Quer entender quais são os benefícios da tecnologia na educação e como colocá-la em prática na sala de aula? Acompanhe a seguir e confira!

Quais os benefícios da tecnologia em sala de aula?

Aliar tecnologia e educação representa, atualmente, uma verdadeira necessidade para as instituições de ensino que desejam se destacar e proporcionar um ambiente educativo inovador e condizente com as demandas de um mundo em constante transformação.

A cada dia que passa, as escolas percebem a relevância de aderir ao mundo digital e trazê-lo para o cotidiano das crianças e adolescentes das novas gerações. Os recursos tecnológicos enriquecem a prática pedagógica, uma vez que são baseados em metodologias consistentes.

No entanto, a integração da tecnologia na educação vai muito além de simplesmente utilizar ferramentas específicas e de forma eventual em sala de aula. Por outro lado, é interessante que a tecnologia faça parte de todos os setores de uma instituição de ensino, como gestão, corpo docente e alunos.

Quando aplicada especialmente na rotina dos estudantes, a tecnologia pode favorecer o ensino, deixando-o mais dinâmico, atraente e contextualizado com o mundo atual. A seguir, confira outros benefícios que a transformação digital oferece para os ambientes educacionais!

Aumento do interesse dos alunos

As novas gerações nasceram em uma realidade hiperconectada, por isso, esses jovens são considerados nativos digitais. Assim, a tecnologia pode ser um recurso altamente atraente, oferecendo ferramentas que despertam a atenção das crianças e adolescentes.

Tendo mais interesse pelos temas de aprendizagem, por exemplo, os alunos terão mais chances de apresentar melhor desempenho acadêmico. Uma disciplina, antes tida como desinteressante, também pode ser explicada de forma mais simples e se tornar atrativa.

Estímulo à criatividade

Diante de tantos recursos tecnológicos em sala de aula, é comum que os estudantes se sintam estimulados a criar. A cultura maker, por exemplo, é uma abordagem pedagógica que propõe a “mão na massa”, ou seja, permite que os educandos aprendam por meio da prática.

Atividades como essa são importantes, justamente porque despertam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais. Além disso, as experiências fortalecem os aspectos cognitivos, como empatia, colaboração, trabalho em equipe, organização e foco.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Pode não parecer, mas o uso da tecnologia na educação também é fortemente associado ao aperfeiçoamento das competências socioemocionais. A gamificação, por exemplo, proporciona aos estudantes a vivência de situações reais que exigem determinada mobilização para que sejam solucionadas.

As emoções experimentadas tornam-se importantes objetos de reflexão, possibilitando que as crianças e os adolescentes tomem decisões baseadas no que sentem. Para que a tecnologia realmente facilite o avanço da aprendizagem socioemocional, é preciso que as ferramentas tenham objetivos claros e estejam devidamente inseridas no contexto pedagógico.

Estimula a autonomia e o protagonismo

A tecnologia também é usada hoje como recurso para o autodidatismo no processo de ensino. A internet, por exemplo, é uma fonte rica de informações que podem agregar constantemente na potencialização da sala de aula e de outros ambientes, como o digital. 

Ao ter tudo o que precisa para se dedicar aos estudos, por exemplo, o estudante pode exercer o protagonismo e tornar-se o principal responsável pelo seu avanço acadêmico. Isso é vantajoso, já que as crianças e os adolescentes, em geral, aprendem de forma mais significativa quando os conteúdos fazem sentido para a sua realidade.

Como a tecnologia pode ser colocada em prática no ambiente escolar?

Você já deve entender o quanto a tecnologia, quando planejada para fazer parte do processo educativo, traz uma série de benefícios. Para implementá-la, é preciso seguir alguns passos básicos e contar com algumas estratégias. Veja a seguir!

Desenvolver um ambiente de aprendizagem online

Uma das maneiras mais eficientes de inserir a tecnologia na rotina é desenvolvendo um ambiente de aprendizagem online. Nessa plataforma, alunos e professores interagem e trocam conteúdos entre si. Além disso, o espaço também serve para apresentar videoaulas, realizar revisões e incentivar fóruns de debates sobre as disciplinas curriculares.

Contar com metodologias ativas na prática pedagógica

Da mesma forma, as metodologias ativas, ao contrário dos modelos educativos mais tradicionais, são elaboradas a partir do uso da tecnologia em sala de aula. Os recursos adotados na abordagem pedagógica chamam a atenção e despertam o interesse dos estudantes.

Promover a formação continuada dos professores

De nada adianta trazer as ferramentas tecnológicas mais inovadoras, se o corpo docente da escola está desatualizado e não sabe bem como usar os recursos no processo de ensino. Por isso mesmo, é fundamental que a gestão educacional invista na formação continuada dos professores, permitindo que tenham um bom preparo em relação ao uso das tecnologias no cotidiano.

Adotar plataformas de aprendizagem

Existem plataformas que facilitam muito o acompanhamento individualizado de cada estudante. Os ambientes de aprendizagem, como citamos anteriormente, é um desses exemplos, assim como os aplicativos que possibilitam experiências de realidade virtual e aumentada.

O Programa Pleno é uma ótima alternativa para as instituições de ensino que desejam integrar a tecnologia à rotina de aulas e atividades acadêmicas. O programa é baseado em métodos que trabalham uma série de habilidades socioemocionais e comportamentais, permitindo que os alunos compreendam melhor seus sentimentos, que trabalham uma série de habilidades socioemocionais e comportamentais, o que impacta positivamente no desempenho escolar.

Você deve ter percebido como a tecnologia na educação é uma realidade sem volta, não é mesmo? Uma das maneiras mais eficientes de preparar a escola para o atual contexto é investindo em plataformas que favorecem o processo de aprendizagem e o tornam mais individualizado e personalizado, conforme as necessidades das crianças e adolescentes.

Aproveite a visita e entre em contato com um especialista agora mesmo para entender quais são os passos para adotar o Programa Pleno na sua instituição!

Comments are closed.