A dificuldade de concentração é um problema que atinge muitas crianças em algum momento de sua vida escolar. Quando isso acontece, é muito comum a escola e os pais começarem a investigar a origem dessa falta de foco nos estudos.
Em alguns casos, a dificuldade de concentração vem de hábitos e rotinas de vida, dadas as inúmeras distrações que ocupam a mente dentro e fora da sala de aula. Além disso, pode ser que o ambiente de estudos e a própria metodologia educacional precisem de melhorias para prender a atenção dos alunos, especialmente quando a questão envolve uma turma toda ou parte dela. Em casos individuais, porém, pode ser que a criança apresente algum tipo de transtorno que precisa ser descoberto, acompanhado e tratado.
De qualquer maneira, há uma infinidade de razões pelas quais um aluno pode ter dificuldades de concentração na sala de aula, e vamos falar de algumas das mais comuns neste post. Também, você verá dicas de como ajudar os alunos nessa questão.
O que causa a dificuldade de concentração dos alunos na sala de aula?
Todos nós podemos perder o interesse, a concentração e o foco na aula de tempos em tempos, mas para alguns alunos isso é um problema real e uma barreira para o aprendizado. Então, veja algumas das causas mais comuns que podem afetar os alunos individual e coletivamente.
Adaptação na volta às aulas
Especialmente para crianças pequenas, as mudanças de sala de aula e trocas de professores com a volta às aulas podem ser um problema para concentração. Até se familiarizarem com o novo ambiente de estudos, elas podem apresentar alguma dificuldade, no entanto, isso tende a ser passageiro.
Falta de familiaridade com o material didático
Quando os alunos não têm intimidade com algum material de estudos, eles podem rejeitá-lo e, dessa forma, apresentar uma dificuldade de compreensão quanto ao seu uso. Isso pode fazer com que deixem de prestar atenção e seu desempenho seja prejudicado.
Aulas monótonas e pouco desafiadoras
A dificuldade de prestar atenção pode aparecer simplesmente porque os alunos acham entediante a forma como o conteúdo é passado. Aulas muito expositivas, pouco práticas e sem grandes desafios podem desenvolver uma falta de motivação na sala de aula.
Distração por estímulos externos
A sala de aula pode ser um lugar cheio de distrações, tendo desde colegas que estimulam conversas a espaços desorganizados. Algumas crianças têm mais dificuldade para filtrar essas distrações, ficando mais complicado prestar atenção nas aulas.
Estilo de aprendizagem incompatível
Às vezes, a escola não adota uma metodologia de ensino que inclui os diferentes estilos de aprendizagem. Se o professor enfatiza apenas um estilo de aprendizagem, e este não combina com a forma como certos alunos aprendem, o resultado pode ser a dificuldade de concentração.
Não dormir ou se alimentar adequadamente
Aqui é um cuidado que vem de casa: se o aluno não dorme as 8 horas recomendadas nem faz alimentações balanceadas em horários adequados, ele não terá energia para se concentrar nas aulas. Nesse caso, é preciso ter atenção ao comportamento da criança e dialogar com ela e seus responsáveis.
Ansiedade escolar
A ansiedade sobre a escola pode ser outro problema mais profundo que leva à falta de foco na sala de aula. Os alunos que ficam sobrecarregados e estressados com uma matéria podem simplesmente desistir, levando a notas baixas e queda na autoconfiança.
Transtornos de aprendizagem
Se o ambiente é propício, a metodologia de ensino funciona e o relacionamento com colegas, professores e família vai bem, mas a falta de foco aparece, surge a hipótese de algum transtorno ou deficiência.
Nos casos em que a dificuldade de concentração resulta em problemas graves de comportamento e aprendizado, é preciso investigar se há algum problema auditivo, visual ou relacionado à atenção, como Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou dislexia. Esses casos envolvem uma relação tripla: pais, profissionais de saúde e escola.
Como estimular a concentração dos alunos?
Diante de algum problema de dificuldade de concentração dos alunos, o ponto de partida é compreender as causas. Nesse quesito, os professores podem precisar de algum suporte da coordenação e da direção para entender os porquês de alguns alunos serem tão distraídos. A lista acima pode dar algumas pistas.
Independentemente de casos isolados, sabemos que prender a atenção dos alunos é um desafio na era da informação. Mas é possível tomar algumas medidas preventivas para que a classe renove sua atenção e energia, de tempos em tempos. Veja aqui algumas dicas!
Repense a organização das atividades
Será que a organização das atividades está funcionando? Verifique quais das propostas são bem aceitas ou têm rejeição e veja se funciona a maneira como a aula está sendo distribuída. O mesmo vale para grandes momentos de explanação. É sempre melhor mesclar com atividades práticas para manter a atenção dos alunos.
Divida as tarefas em atividades menores
Tarefas muito grandes podem gerar uma sensação de esforço excessivo e tirar a concentração dos alunos. Por esse motivo, sempre que houver uma atividade ou explicações extensas, divida-as em tempos menores.
Ofereça pausas
Nem adultos aguentam ficar prestando atenção em algo por muito tempo, imagine as crianças e adolescentes. Então, ofereça pausas ao longo da aula para que se distraiam um pouco antes de retomar as atividades, especialmente aquelas que exigem muito foco.
Crie desafios e jogos
Entre as metodologias ativas de aprendizagem que as crianças mais gostam, sem dúvida, está a gamificação. Ao propor desafios e jogos, você estimula o interesse dos alunos em desvendar enigmas e desenvolver estratégias para chegar a uma solução e vencer os desafios propostos. Incluir um sistema de recompensas também pode ser atraente.
Invista na construção de projetos pedagógicos
Projetos pedagógicos costumam envolver a turma toda, criando uma oportunidade de os alunos desenvolverem sua criatividade e autonomia. Eles são, assim, colocado na posição de agentes do processo de ensino-aprendizagem.
Como a tecnologia em sala de aula pode ser uma aliada?
É dispensável dizer que a tecnologia tornou-se essencial ao dinamismo da sala de aula. Com todos os recursos disponíveis, hoje é possível realmente transportar os alunos para outro universo e, assim, ressignificar o contexto da sala de aula.
Entre essas tecnologias estão as plataformas digitais e ferramentas de aprendizagem. Com elas, é possível criar aulas temáticas, associar atividades interativas, montar projetos, ensinar programação e, claro, preparar as crianças para enfrentar as demandas reais.
Além disso, a tecnologia também ajuda em questões como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais à formação integral do aluno. Iniciativas como o Programa Pleno são um exemplo disso, pois unem alunos, escola e família em atividades integradas.
Um dos pontos altos é justamente o ensino híbrido, que mistura atividades presenciais e virtuais em uma moderna plataforma digital. Todas as atividades são baseadas na BNCC, UNESCO e no Casel (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning). Ainda, o foco do trabalho é a aprendizagem baseada em projetos e problemas, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, o mundo real e digital se completam.
O desenvolvimento de um programa voltado ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais também pode ajudar a resolver muitos problemas de dificuldade de concentração dos alunos. Se deseja investir nessa área, mas ainda não sabe como, convidamos você a entrar em contato com nossa equipe de consultores e conhecer em detalhes o Programa Pleno!