Competências socioemocionais: o que são e como desenvolver as principais?

Competências socioemocionais: o que são e como desenvolver as principais?

Desenvolver competências socioemocionais é fundamental hoje em dia. Afinal, o mercado de trabalho e o estilo de vida frenético exigem cada vez mais essas habilidades para que as pessoas consigam superar desafios interpessoais e emocionais.

A escola tem um papel central nesse processo. Pois, mais do que um lugar voltado ao aprendizado acadêmico, trata-se de um espaço de socialização e de incentivo ao desenvolvimento integral do aluno.

Para que essa evolução realmente aconteça, preparamos este conteúdo que explica o que são as competências socioemocionais e oferece dicas para promovê-las em sala de aula. Confira!

Como definir competências socioemocionais?

Competências socioemocionais são habilidades e saberes pessoais que embasam a capacidade de um indivíduo de lidar tanto com suas próprias emoções quanto com as dos outros. Assim, combina conhecimento com atitude para:

  • identificar sentimentos e reagir de forma adequada;
  • progredir em relação às aptidões sentimentais, chegando à maturidade emocional;
  • conviver, socializar e se relacionar de modo positivo com outras pessoas;
  • superar dificuldades que impactam o bem-estar mental;
  • entender os aspectos implícitos que regem e motivam desde indivíduos até toda a sociedade;
  • atuar com maior assertividade em momentos de pressão e estresse;
  • respeitar regramentos que viabilizam as interações coletivas;
  • tomar decisões responsáveis, resguardando a si e aos demais.

Quais são as principais competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são capacidades pessoais que se expressam tanto no campo individual ( gestão as próprias emoções) quanto coletivo ( comportamentos e atitudes no meio social). Conheça as principais e entenda como elas se relacionam com a convivência diária!

Autoconsciência

Trata-se da capacidade de perceber a si mesmo, identificando seus pontos fortes, suas limitações, emoções e as fontes de suas reações ou de seus comportamentos. A partir disso, é possível reconhecer o melhor caminho e ajustar posturas em prol de uma vida mentalmente saudável.

Autorregulação ou autogerenciamento

Tal habilidade está diretamente ligada ao controle de reações e impulsos, já que permite gerir comportamentos, mantendo a coerência em situações críticas. Com ela fica mais fácil superar sentimentos desagradáveis e manter a motivação diante de desafios.

Consciência social

A consciência social se baseia na empatia para perceber as emoções dos outros e compreender as razões por trás de suas atitudes. Tal exercício inclui considerar elementos sociais, históricos e emocionais, promovendo a convivência respeitosa entre as diferenças.

Tomada de decisão responsável

Reações, atitudes, comportamentos e interações acontecem a partir de decisões. Para que elas sejam responsáveis, precisam levar em consideração seus efeitos, ser construtivas e estar de acordo com padrões de ética e normas socioculturais. Ainda, necessitam respeitar a saúde e a segurança de todos.

Habilidades de relacionamento

Relacionamentos interpessoais saudáveis dependem de um conjunto de habilidades de ambos os lados. Desde a escuta ativa até a comunicação clara, passando por apresentar assertividade e uma predisposição para a colaboração positiva em prol da resolução de conflitos, são condições básicas para que esses vínculos sejam construídos. 

Qual é a importância das competências socioemocionais?

Contar com competências socioemocionais é fundamental em todas as esferas da vida. A começar por sua principal utilidade ser permitir que tanto crianças quanto adultos aprendam a colocar em prática as melhores atitudes diante de quaisquer situações, mesmo as mais desafiadoras.

Dessa forma, são elas que auxiliam a manter a calma diante das pressões cotidianas e ajustar condutas durante interações, por exemplo. Muito valorizadas no mercado de trabalho, elas oportunizam as reações de resiliência e de superação, facilitando a convivência nas empresas. 

Ainda, ajudam no desenvolvimento de outras áreas ou aptidões, influenciando no desempenho acadêmico e no cotidiano em geral. Já em relação às limitações de cada um, são elas que apoiam o progresso integral do indivíduo, atuando como base para a construção de outras habilidades.

Como desenvolver competências socioemocionais em sala de aula?

A escola tem um papel indispensável no desenvolvimento das competências socioemocionais, tanto por ser um ambiente de socialização quanto pela participação que tais elementos têm no processo educacional. Ademais, são fatores centrais que necessitam ser trabalhados para a evolução integral dos indivíduos.

Do ponto de vista prático, fazer isso exige exercitar a compreensão e a gestão das emoções nas atividades pedagógicas. Ou seja, isso deve acontecer de modo integrado às tarefas que focam a melhoria cognitiva e acadêmica, utilizando os mesmos recursos para ambas.

Já que as duas áreas estão relacionadas e dependem uma da outra para progredir, as estratégias voltadas para a alfabetização emocional podem se misturar nas práticas escolares por meio:

  • da promoção de interações adequadas com colegas, professores e o meio, reforçando a importância de colaborar, compartilhar etc., no dia a dia;
  • da reflexão e do debate sobre situações reais ou fictícias que explorem as implicações das vivências em paralelo às suas consequências sentimentais, explicando os significados explícitos ou implícitos do que é abordado;
  • do incentivo e da orientação para que os alunos atuem com autonomia se baseando no que foi ensinado, bem como nos princípios ético-normativos que regem sua convivência;
  • da construção de um ambiente seguro e de acolhimento para que todos possam externar emoções sem colocar a si mesmos ou aos demais em risco nos momentos de impulsividade;
  • da valorização da clareza, da responsabilidade e da reciprocidade nas relações, primando pelo entendimento em detrimento a culpabilização;
  • do respeito à individualidade, às diferenças e ao tempo de elaboração de cada, buscando motivar os educandos para que se percebam capazes do aperfeiçoamento;
  • da articulação de conhecimentos com exemplos para que os saberes ultrapassem a aprendizagem e sejam aplicados à realidade, atingindo uma ampla gama de possibilidades atreladas ao seu cotidiano.

O desenvolvimento de competências socioemocionais começa ainda na infância para um amadurecimento em prol de construir relações saudáveis e positivas ao longo da vida. Tal processo também tem um profundo impacto na carreira, já que essas habilidades são exigências do mercado de trabalho.

Nesse contexto, a escola, enquanto espaço de socialização e por sua função de promover o progresso integral de cada aluno, tem um papel central que vai além do âmbito acadêmico. Os educadores, ao pautar as atividades não só por suas contribuições cognitivas, associando os aspectos emocionais, contam com os melhores recursos para tanto.

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos em relação às competências socioemocionais? Este artigo sobre a resolução de conflitos em sala de aula demonstra a importância dessas habilidades para superar esse tipo de situação!

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