O desenvolvimento pleno das crianças é o principal objetivo tanto dos pais quanto da instituição de ensino responsável por sua formação. Por isso, a parceria entre família e escola é uma prioridade nas discussões sobre as melhores formas de contribuir para o crescimento saudável dos pequenos.
Por meio de um vínculo mais forte entre esses dois grupos, os estudantes são beneficiados com um processo de aprendizado que continua em casa. Assim, é possível alinhar estratégias e meios para reforçar não apenas o ensino de matérias do currículo, mas também uma formação mais ampla.
Se você quer saber quais são as melhores formas de unir as famílias e a escola, continue a leitura e confira nosso post!
Qual a importância de estabelecer uma boa relação entre família e escola?
As crianças passam uma parte do seu dia na escola e outra em casa, fazendo com que esses dois ambientes exerçam grande impacto em seu desenvolvimento, suas percepções e sua capacidade de interagir com os demais indivíduos da sociedade.
Portanto, um alinhamento entre a escola e os pais é uma necessidade para que o ensino apresentado em sala seja estendido à rotina familiar. Tais cuidados são essenciais para melhorar o rendimento dos estudantes e conquistar melhores resultados nas avaliações.
Esse tipo de laço também é fundamental para solucionar problemas que possam atrapalhar o desenvolvimento da criança. Assim, uma comunicação clara entre esses agentes permite dar todo o suporte e estimular os alunos a se desenvolverem em todo o seu potencial.
Como unir mais os laços entre família e escola?
Como você pode ver, estabelecer uma boa relação entre família e escola é essencial para gerar vários impactos positivos. Agora, é o momento de compreender quais são as boas ações que podem ser utilizadas para criar proximidade e usufruir dos benefícios. Continue a leitura e confira!
1. Proponha visitas regulares à escola
A primeira ação que você deve adotar para manter uma boa relação família e escola é propor visitas regulares na instituição. Assim, os pais e responsáveis têm maior participação no desenvolvimento dos seus filhos e conseguem conhecer melhor a estrutura da escola.
Da mesma forma, eles ganham espaço para propor melhorias e ter um diálogo aberto e esclarecedor com a direção. Assim, fortalecem-se os laços e aumentam as ideias para ter uma educação de extrema qualidade, favorecendo a todos os envolvidos.
2. Promova eventos escolares
Outra opção para atrair os pais e responsáveis para a escola e fortalecer o relacionamento são os eventos. Para isso, pode-se utilizar as datas comemorativas, como o Dia dos Pais e das Mães, bem como outros acontecimentos importantes.
Por exemplo, pode-se convidar a família para acompanhar campeonatos esportivos dos filhos e, desse modo, aproveitar para estabelecer uma relação de confiança. Além disso, é possível organizar outros eventos que chamem a atenção e consigam trazer os responsáveis para perto do cotidiano dos alunos.
3. Mantenha um canal de comunicação ativo
A comunicação é uma parte importante para entender as dificuldades e desafios de cada lado, além de permitir feedbacks, sugestões e troca de informações. Nesse sentido, é fundamental usar boas ferramentas de contato para facilitar a vida dos pais e deixá-los mais satisfeitos com o suporte oferecido.
Pode-se, por exemplo, usar canais oficiais, como número de telefone e e-mail, além de outros não tão convencionais, mas que vêm ganhando muito espaço, como sites, chats e as redes sociais. Desse modo, consegue-se promover um diálogo de modo simples e eficiente.
4. Faça reuniões periódicas
As reuniões periódicas para apresentar as evoluções, dificuldades, desafios e inovações que acontecem na instituição também se revelam importantes ferramentas para fortalecer os laços entre escola e família.
Por meio desses eventos, é possível dar um diagnóstico tanto do desempenho individual das crianças, como da escola na totalidade. Assim, permite-se estabelecer estratégias para encontrar formas de solucionar eventuais adversidades, mantendo o bom desempenho.
5. Escute a família
Ouvir a família também é um passo fundamental que pode ajudar a estreitar os laços e criar mais confiança. Por exemplo, é possível que as crianças estejam enfrentando algumas dificuldades pessoais que acabam atrapalhando seu desempenho na escola.
Ao ouvir a família, todos os envolvidos no processo de ensino têm mais consciência e conseguem agir com empatia para melhorar o desenvolvimento e aprendizado do aluno. Desse modo, todos saem ganhando, além de fortalecer a relação para superar potenciais desafios.
6. Apresente os colaboradores
Apresentar a escola aos pais, demonstrar que existe uma equipe qualificada e estabelecer boa comunicação entre os responsáveis e quem está no dia a dia dos alunos também é uma boa atitude.
Assim, os familiares têm a certeza de que seus filhos estão em boas mãos e de que o sistema de aprendizado é realmente eficaz. Também vale destacar a qualificação do seu corpo docente e investir em treinamentos contínuos para que estejam sempre atualizados nessa profissão tão importante. Além do mais, vale investir em boas ferramentas e aproveitar as alternativas que surgiram com a transformação digital.
Como a consultoria pedagógica pode ajudar a unir a escola e as famílias?
Existem diversas alternativas para implementar melhorias na comunicação com os pais para estreitar os laços com a escola. Entretanto, realizar alguns testes e verificar qual o melhor caminho pode levar muito tempo e atrapalhar os resultados da sua instituição de ensino.
Nesse quesito, uma consultoria pedagógica é fundamental para escolher o caminho mais adequado a fim de conquistar o objetivo de maior interação entre a escola e a família. Esse trabalho permite que sua instituição tenha acesso a especialistas em educação que já adquiriram uma boa experiência nesse tipo de abordagem.
Assim, ao contar com uma assessoria como a do Programa Pleno, por exemplo, sua instituição dispõe de especialistas na educação socioemocional, gestão escolar e implementação de inovações nesse quesito.
Essa estratégia permite que família e escola trabalhem de uma maneira otimizada e focada no desenvolvimento dos alunos. Conforme dados coletados pelo Programa Pleno, o uso de tal abordagem trouxe uma melhoria de 11% nos resultados de testes acadêmicos. Portanto, não perca mais tempo e venha conferir como implementar essa metodologia em sua instituição.
Curtiu nosso post? Você também quer vivenciar essas melhorias em sua escola? Então, entre em contato conosco e veja como o Programa Pleno pode ajudar sua instituição!