A proposta do Novo Ensino Médio é oferecer uma educação atualizada, que dialogue com os contextos dos alunos, bem como os prepare para a vida em sociedade e para os desafios impostos por um mercado de trabalho em constante transformação.
Tendo sido aprovada no ano de 2017, a data limite para sua implementação nas escolas de todo o Brasil é de março de 2022. Entre as mudanças, destaca-se o protagonismo dos estudantes na vida escolar, com estímulo à responsabilidade e à autonomia, construção do projeto de vida e escolha dos itinerários formativos.
Além da nova organização curricular, o modelo prevê a ampliação da carga horária (de 2.400 para 3.000 horas totais) e a flexibilização do currículo (60% da grade curricular é considerada obrigatória e 40% optativa).
Em relação ao último ponto, os jovens devem optar, na metade do curso, por seguir se aprofundando em uma das quatro áreas do conhecimento ou na formação técnica — apenas Português e Matemática seguem como disciplinas obrigatórias durante todo o Ensino Médio.
Além disso, como a proposta objetiva beneficiar os alunos, as habilidades socioemocionais adquirem papel central e evidenciam a importância de um ensino que ajude a desenvolvê-las.
Entenda o que é o Novo Ensino Médio e quais as mudanças mais significativas que ocorrerão dentro desse segmento. Continue a leitura!
O que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é uma remodelação da grade curricular da última etapa da Educação Básica aprovada pela lei nº 13.415, no ano de 2017, no decurso do governo do ex-presidente Michel Temer.
A proposta estabeleceu alterações na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), de forma a reorganizar a estrutura do ensino.
Alguns pontos que merecem destaque são:
- ampliação do tempo mínimo dos alunos em sala de aula;
- flexibilização do currículo;
- itinerários formativos divididos por áreas do conhecimento;
- definição de uma nova grade de disciplinas obrigatórias e optativas.
As instituições de ensino das redes pública e privada de todo o país têm até março de 2022 para se adaptarem às exigências da legislação.
Quais são as principais mudanças propostas?
Antes de mais nada, vale lembrar que as mudanças devem ser feitas gradualmente. Em outras palavras, a implementação ocorre inicialmente para o primeiro ano do Ensino Médio em 2022, em 2023 para o primeiro e segundo, completando o ciclo em 2024 para os três anos.
Entenda, agora, quais são as alterações mais significativas propostas pelo Novo Ensino Médio.
Ampliação da carga horária
A carga horária total do Ensino Médio será aumentada de 2.400 para 3.000 horas, sendo 1.800 (60%) destinadas às aprendizagens obrigatórias ou comuns e as 1.400 restantes (40%) para o cumprimento do itinerário formativo escolhido. As redes de ensino têm liberdade para definir como será operada essa ampliação.
Base Nacional Comum Curricular
A formação geral básica, que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreende as competências e habilidades necessárias para qualquer uma das áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática).
As disciplinas específicas de Português e Matemática são as únicas obrigatórias nos três anos do Ensino Médio, ou seja, elas constam em todos os itinerários formativos. Cabe dizer que não haverá exclusão de nenhuma disciplina, elas apenas estarão dispostas de maneira diferente.
Esse modelo de organização por área do conhecimento objetiva estimular a interdisciplinaridade e a adoção de novas metodologias de ensino, de modo a tornar as aulas mais dinâmicas, práticas e fazer com que os estudantes sejam mais participativos.
Itinerários formativos
Os itinerários formativos nada mais são do que a parte flexível do currículo. Eles constituem unidades de aprofundamento curricular definidos pelas áreas de conhecimento acima citadas ou por combinações entre elas (opções integradas).
A partir do segundo ano, os estudantes devem optar por seguir um deles. Caso haja desejo, há a possibilidade de trocar de itinerário no decurso do Ensino Médio. Para que essa escolha seja consciente e condizente com as necessidades e aptidões do aluno, as escolas têm obrigatoriedade de oferecer condições e orientar esses jovens na construção de seus projetos de vida.
As instituições de ensino têm autonomia para definir, de acordo com seus contextos locais e demandas da comunidade escolar, quais serão os itinerários formativos oferecidos.
A forma como cada uma das unidades de aprofundamento curricular estará organizada também é de liberdade das escolas, tendo apenas que seguir quatro eixos estruturantes:
- Processos Criativos;
- Investigação Científica;
- Empreendedorismo e Mediação;
- Intervenção Sociocultural.
Isso significa que, além das aulas tradicionais, devem ser disponibilizados componentes curriculares eletivos, assim como valorizadas as novas metodologias de ensino, ou seja, em formato de projetos, oficinas, práticas contextualizadas e outras situações de aprendizagem.
Ensino técnico e profissionalizante
Juntamente às áreas de conhecimento, os alunos podem compor um itinerário formativo com o ensino técnico ou com uma qualificação profissional. No primeiro, além do diploma de Ensino Médio, o jovem contará com um diploma de nível técnico, e no segundo, com até dois certificados profissionalizantes.
A oferta desses cursos dependerá da localização das unidades escolares e de sua proximidade com uma escola técnica.
De que forma esse modelo pode beneficiar os alunos?
O principal benefício do Novo Ensino Médio é se aproximar da realidade dos estudantes, oferecendo um tipo de educação que faça sentido no que diz respeito às expectativas e aos projetos de vida futura desses jovens. A partir dessas alterações, a escola deixa de lado o seu foco no ensino conteudista para assumir um caráter mais prático e dinâmico, que trabalha com contextos.
Os estudantes, por sua vez, têm acesso a uma formação integral, que explora uma série de competências e habilidades necessárias para atender às demandas de um mundo em constante transformação. Além disso, eles se tornam protagonistas de seu próprio aprendizado, adquirindo mais autonomia, responsabilidade e consciência crítica.
Como as habilidades socioemocionais são abordadas no Novo Ensino Médio?
Diante do quadro aqui apresentado, é possível dizer que as habilidades socioemocionais se tornam essenciais no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Isso se deve ao fato de que elas colaboram para prepará-los, de maneira integral, para o exercício da cidadania e para atuarem de modo significativo no mercado de trabalho.
Entre as habilidades mais importantes para serem trabalhadas nessa etapa de ensino, podemos destacar o gerenciamento das emoções, a mediação de conflitos, o autoconhecimento, a empatia, a cooperação, a valorização da diversidade e a resolução de problemas.
Para que a implementação do Novo Ensino Médio seja eficiente, as instituições devem começar a se preparar no que tange à formação de seus profissionais e à revisão de seus projetos políticos e pedagógicos. Desde já, é possível colocar em prática novas metodologias, a escuta e a orientação dos estudantes e, da mesma forma, estimular a elaboração de projetos e outras atividades interdisciplinares.
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