O material interativo é um recurso pedagógico que aumenta o engajamento e o envolvimento dos estudantes. A ferramenta também oferece benefícios aos professores, apresentando formatos estratégicos que potencializam o processo de ensino e aprendizagem.
Ele tem sido bastante utilizado nas instituições escolares em conjunto com metodologias ativas, conseguindo transformar positivamente a experiência dos alunos e educadores. A linguagem dos materiais costuma ser próxima da realidade das crianças e jovens, o que favorece significativamente a construção do conhecimento.
Quer descobrir quais são os diferenciais do material interativo na rotina educativa? Acompanhe a leitura deste artigo!
Entenda o que é material interativo
Os materiais interativos são ferramentas que trazem a inovação para dentro da sala de aula. Assim como qualquer outro método de ensino, este formato tem o objetivo principal de transmitir conteúdos e mensagens aos alunos, contribuindo para o aprofundamento da aprendizagem.
No entanto, essa metodologia exige participação constante dos estudantes, já que os materiais propõem interatividade, reunindo vídeos, áudios, mapas, simulações, livros digitais e outras estratégias atrativas para as aulas.
Outra característica marcante dos materiais interativos é a adoção de recursos audiovisuais no cotidiano de atividades pedagógicas. Assim, as aulas se tornam mais prazerosas e divertidas, o que favorece o engajamento, a motivação e a curiosidade dos discentes.
Com os materiais interativos em sala, o professor tem uma ótima oportunidade de despertar o interesse dos estudantes para as diferentes disciplinas e campos do saber. Isso porque grande parte da atual geração de alunos tem familiaridade com a tecnologia.
Em um mundo cada vez mais conectado, tais recursos oferecem aos educadores infinitas possibilidades de adaptar os conteúdos para a interatividade. Como as crianças e jovens são nativos digitais, eles se sentem mais seguros e motivados ao utilizar metodologias que fogem dos métodos tradicionais de ensino.
Saiba quais são os diferenciais de adotar materiais interativos na aprendizagem
Como vimos, os materiais interativos têm o intuito de estimular a participação ativa dos estudantes, apresentando recursos diferenciados que aumentam o entretenimento e o engajamento. A tecnologia, sem dúvidas, é uma peça-chave que possibilita ao professor atualizar e aperfeiçoar sua abordagem pedagógica.
Quando usados de maneira adequada, os materiais interativos também favorecem a construção do conhecimento. Ou seja, eles podem fazer toda a diferença na jornada do aluno, permitindo que os conteúdos sejam absorvidos com mais eficiência e relevância.
Veja, a seguir, quais são os diferenciais de adotar o material interativo no processo de aprendizagem!
Maior interatividade nas aulas
O recurso permite que o estudante interaja e participe ativamente das aulas. Na gamificação, por exemplo, a utilização de jogos digitais em sala auxilia no aprofundamento dos conteúdos disciplinares. Nesse processo, o professor tem a oportunidade de trabalhar com a turma o desenvolvimento do raciocínio lógico, a tomada de decisão e a cooperação.
Para gerar interatividade, é possível usar dispositivos digitais, como tablets, smartphones, computadores, entre outros recursos que otimizam o aprendizado. A ideia principal desse tipo de proposta é ensinar aos alunos a importância do senso crítico, da argumentação, do diálogo e da exposição de opiniões.
Favorecimento da autonomia e motivação
Gerando maior participação e interação, os materiais acabam favorecendo a autonomia e a motivação dos estudantes. Eles têm a chance de se tornarem protagonistas e não apenas agentes passivos no processo de transmissão do conhecimento.
Consequentemente, os discentes se sentem mais motivados para aprender os mais diversos assuntos e conteúdos. Portanto, com materiais interativos na rotina escolar, as aulas se tornam mais atraentes e prazerosas, até mesmo em disciplinas que podem ser consideradas monótonas.
Ensino mais individualizado e personalizado
Da mesma forma, os materiais interativos também representam uma maneira de o educador avaliar o desempenho de cada aluno separadamente durante as atividades propostas em sala. O objetivo é personalizar cada vez mais a aprendizagem, de maneira que as práticas pedagógicas sejam significativas para os estudantes.
O diferencial é que ocorre maior compreensão a respeito dos conteúdos tidos como complexos. Inclusive, o docente tem a chance de trazer recursos audiovisuais para explicá-los, contando com estratégias eficientes para construir os conhecimentos em conjunto com a turma.
Confira os diferenciais do Programa Pleno
O Programa Pleno aborda aspectos socioemocionais que possibilitam que as crianças e os jovens compreendam o mundo ao seu redor, tenham consciência de seu papel na sociedade e construam seu projeto de vida. Nossa matriz pedagógica é baseada na BNCC, nos pilares da UNESCO e no CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning).
Com isso, nossos projetos e problemas são construídos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por meio do ensino híbrido, o Programa Pleno desenvolve em sala de aula a jornada de educação socioemocional, potencializada por meio do aplicativo e da plataforma digital.
Um excelente diferencial é que oferecemos um time de especialistas no assunto que proporcionam a consultoria pedagógica do programa, conectando todos os eixos: alunos, educadores, família e demais atores da comunidade escolar. Os materiais são pensados de acordo com cada fase de desenvolvimento, as necessidades e os interesses de cada estudante.
Existem inúmeras vantagens para investir em educação socioemocional na rotina educativa. Antes de tudo, há a melhoria do clima escolar por meio do incentivo à cultura da empatia, colaboração e protagonismo. E o mais bacana é que basta que os alunos realizem 1 hora-aula por semana na matriz curricular.
O Programa Pleno pode ser a alternativa ideal para potencializar os resultados dos discentes da sua instituição de ensino. Nosso maior objetivo é levar conteúdos pertinentes para transformar positivamente a realidade e o crescimento das crianças e adolescentes.
Deu para perceber que o uso constante de material interativo em sala de aula pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, concorda? Uma boa dica é adotar metodologias ativas durante as atividades para ter resultados ainda melhores no cotidiano. Lembre-se de que os estudantes podem ter a trajetória acadêmica impactada positivamente com o suporte de tais abordagens inovadoras.
Quer entender como o Programa Pleno pode ser um parceiro na sua escola? Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para tirar todas as dúvidas!