O calendário escolar tem uma pausa programada no mês de julho — alguns dias de folga para os estudantes recuperarem as energias e voltarem com as aulas no segundo semestre. É hora de aproveitar esse tempo, e estamos aqui para mostrar como passar as férias em casa também pode ser divertido.
A realidade é que nem sempre é possível viajar ou fazer muitos passeios. Seja qual for o motivo, o que mais importa é não deixar de curtir esses momentos, inclusive, criando memórias familiares com as crianças e estimulando o desenvolvimento delas.
Está sem criatividade para pensar em novas atividades? Confira, a seguir, algumas sugestões para preparar a agenda das férias em casa!
1. Teatro
As atividades artísticas são sempre uma ótima opção. No caso do teatro, essa é uma brincadeira que ainda incentiva as habilidades de comunicação, criatividade, concentração, expressão corporal, entre outras.
Desde usar fantoches com os pequenos até “produzir” peças teatrais mais elaboradas, o entretenimento é garantido para todos os envolvidos. É muito interessante perceber como as crianças participam, mergulham nas histórias e evoluem com o tempo.
2. Culinária
Que tal unir o útil ao agradável? Já que todos em casa precisam comer, nada melhor do que usar o tempo livre das férias para preparar receitas e saboreá-las em família.
Além disso, essa é uma oportunidade de ensinar algumas dicas práticas e despertar o interesse dos pequenos pela culinária — mesmo que eles não virem grandes chefes no futuro, é bom ter uma noção de como se virar na cozinha.
Aproveite esse tempo para ensinar sobre organização e disciplina, que são muito importantes para alcançar o resultado desejado com suas receitas. Já parou para pensar que preparar uma refeição não deixa de ser um ato de afeto?
Caso ninguém domine muito bem a arte de cozinhar, essa é a hora de aprender em conjunto. Basta procurar vídeos na Internet dos pratos que pretendem fazer e reproduzir o passo a passo, supervisionando as tarefas com objetos cortantes e fogo.
Se não der tudo certo, reforce que o mais importante foi a oportunidade de exercitar novas habilidades e que o que vale é a diversão!
3. Jogos de tabuleiro
Jogos de tabuleiro são alternativas de lazer democráticas, já que cada um pode escolher os seus preferidos. Existem os tradicionais, que passam de geração em geração e continuam fazendo sucesso — tipo Banco Imobiliário, War, xadrez e damas — e os mais modernos.
Outra sugestão é criar os próprios jogos em casa — o que também não deixa de ser uma atividade ainda mais completa para fazer com a criança, pois vai exigir foco, criatividade e habilidades manuais. Papel, tesoura, cola e canetas coloridas são suficientes para montar o seu tabuleiro.
Vocês podem reproduzir um jogo conhecido ou pensar em uma ideia totalmente nova! Todo o processo envolve a tomada de decisões e também a capacidade de negociação, por exemplo. Por mais que seja tudo uma brincadeira, esses momentos garantem vários aprendizados.
4. Piquenique
Quem tem o costume de fazer as refeições sempre à mesa talvez nunca tenha considerado fugir um pouco dessa rotina. Programar um piquenique é uma proposta legal para as férias em casa, mesmo para quem não tem um quintal ao ar livre.
Na varanda ou até no tapete da sala, coloque uma toalha esticada no local escolhido, carregue todos os itens do piquenique e, pronto! Aproveitem a ocasião para colocar o assunto em dia enquanto comem.
Não tenha dúvidas de que esses detalhes ficam eternizados na memória e aproximam as relações! O piquenique pode ser muito mais do que compartilhar uma refeição, se o momento for aproveitado para contar histórias, dividir sentimentos e ideias.
5. Museu online
Muita gente não sabe, mas vários museus ao redor do mundo funcionam no modo “tour virtual”. O que isso quer dizer? Sem sair de casa, você consegue fazer uma visita e conhecer as obras que estão expostas.
A partir de uma certa idade, as crianças já são capazes de participar de uma experiência como essa e prestar atenção no que está sendo mostrado pela tela para absorver os conhecimentos. É uma boa oportunidade, por exemplo, para ter uma aula de História diferenciada ao entrar no Museu da Acrópole de Atenas ou no Museu do Louvre.
Faça uma pesquisa na Internet para saber quais são os museus virtuais que mais atraem o interesse de vocês. Já pensou que isso pode virar uma “sessão de cinema” com pipoca? É um passatempo econômico e super educativo!
6. Karaokê
Quem canta, seus males espanta! Mesmo sem ter alguém com talento musical na família, o karaokê está liberado para a cantoria amadora. A música faz bem e pode deixar um dia de férias mais alegre.
Embora o equipamento completo (com direito a microfone e som ligados) seja o ideal para garantir o entretenimento, é possível improvisar e soltar a voz de qualquer maneira.
Uma ideia bacana é promover uma competição saudável no estilo “The Voice” (com competidores, jurados e avaliações) e oferecer um prêmio ao melhor cantor da rodada! Se alguém conseguir tocar algum instrumento, aproveite esse talento!
Incentivar o lado musical pode contribuir para desenvolver diversas habilidades e até mesmo melhorar a autoestima da criança.
7. Caça ao tesouro educativo
Crianças gostam de ser estimuladas quando estão brincando. Ter um desafio para vencer em uma brincadeira é bem melhor do que enfrentar algumas obrigações todos os dias, concorda?
Então, explore a chance de propor atividades educativas de um jeito mais leve. O princípio da caça ao tesouro é deixar pistas escondidas em diferentes lugares com a missão a ser realizada.
São muitas as possibilidades, e dá para incluir pequenas tarefas do cotidiano, como arrumar a cama, tomar banho ou molhar as plantas da casa. Também vale pedir coisas relacionadas ao aprendizado mental ou cognitivo, como cumprir um desafio físico ou escrever uma cartinha.
Tudo depende da idade dos filhos e do que os pais querem propor. Você pode fazer combinados com as crianças e, até mesmo, pensar na ideia de um prêmio ao final para despertar o interesse
8. Artesanato
Já pensou em fazer um objeto novo para a casa? Decorar um cantinho que está sem graça? Aprender uma habilidade nova, como pintura ou costura? O artesanato é uma ótima opção de passatempo, sem contar que ainda conseguimos produzir coisas para nós mesmos ou até para vender e presentear pessoas queridas.
Fazer o seu próprio porta-retratos ou pintar um quadro pode ser muito mais legal do que comprar diretamente na loja. O processo de produção artesanal é prazeroso e cheio de aprendizados!
Na verdade, tudo pode ser muito mais produtivo quando identificamos intenções que potencializam a atividade, além da simples oportunidade de entreter e fazer as horas passarem. Foque na qualidade desse tempo para promover o desenvolvimento mental e socioemocional!
Viu só como passar as férias em casa pode não ser tão ruim ou monótono? Essas são apenas algumas opções que você pode incluir em uma programação divertida e que envolve a família toda. Para deixar seus filhos ainda mais animados, convide amigos para participar de alguns desses momentos com vocês.
Gostou das nossas indicações? Então, repasse as dicas aos seus amigos, postando este conteúdo nas redes sociais. Sugestão boa é sugestão compartilhada!