Fundamentar a aprendizagem dos alunos apenas nos resultados dos métodos tradicionais de avaliação — baseados em notas ou conceitos para aprovação ou reprovação do aluno ao término de um conteúdo — não é mais suficiente na atualidade.
As instituições de ensino estão investindo em métodos complementares que permitam acompanhar o desempenho do estudante durante o processo de aprendizagem, sempre com o objetivo de melhorar a eficácia do trabalho em sala de aula. É aí que entra a avaliação formativa.
Com ela, o educador pode acompanhar o desempenho dos alunos de forma mais profunda, individual e imediata, adequando o trabalho pedagógico conforme necessário. Quer entender melhor? Continue a leitura!
O que é a avaliação formativa?
A avaliação formativa é um processo de avaliação do conhecimento dos alunos conforme eles aprendem. É um método de avaliação contínua e envolve a montagem de uma série de perguntas e exercícios rápidos para ajudar os educadores a monitorar o progresso do aluno durante o curso.
À medida que os alunos aprendem, eles enfrentarão desafios ao longo do caminho e, sem avaliações formativas, é quase impossível para o professor reconhecer quando o estudante está com dificuldades e fornecer o suporte adequado.
Então, trata-se de uma valiosa ferramenta para auxiliar no trabalho em sala de aula, sempre com o objetivo de melhorar os resultados em aprendizagem e monitorar o desempenho individual dos alunos de forma mais efetiva.
Veja algumas das particularidades da avaliação formativa em relação à somativa ou tradicional:
- ela avalia o processo de aprendizagem e o progresso do aluno ao mesmo tempo;
- as avaliações formativas estão entrelaçadas com as metas de aprendizagem em curso;
- é um método fluido de avaliação, então, o progresso do aluno não é medido em relação a um padrão ou referência (ou seja, ela não serve para aprovar ou reprovar os estudantes conforme uma escala de desempenho);
- o objetivo da avaliação formativa é reunir feedback para melhorar o processo geral de ensino e a eficácia da aprendizagem;
- trata-se de um método diagnóstico de avaliação;
- os resultados das avaliações formativas são imediatamente disponibilizados.
Como a avaliação formativa se diferencia da tradicional?
Ao contrário da avaliação tradicional — também chamada de somativa — que acontece ao final de um conteúdo ou período letivo, a avaliação formativa acompanha o nível de conhecimento do aluno em movimento, durante o processo de ensino-aprendizagem.
Como a avaliação formativa e o aprendizado acontecem simultaneamente, ela ajuda a evitar que somente ao final de um ano ou bimestre letivo o educador descubra que o processo de ensino-aprendizagem não estava sendo efetivo para a turma.
Em geral, a avaliação somativa é focada nos resultados e aplicada quando existe a necessidade de classificar o nível de aprendizagem como satisfatório para prosseguir para outra fase de estudos. Essa classificação normalmente se dá por meio de notas, isto é, é quantitativa.
Já a avaliação formativa tem caráter qualitativo, acontecendo por meio de feedbacks informais entre os alunos e os educadores. Além disso, a aplicação é contínua, podendo ser feita em todas as aulas no decorrer do período letivo.
Como aplicar a avaliação formativa?
As avaliações formativas podem ser feitas de muitas formas, desde que tenham como objetivo monitorar o processo de ensino-aprendizagem enquanto ele ocorre. Algumas das metodologias mais aplicadas são:
- perguntas abertas antes da aula — os educadores podem pedir para a turma falar sobre o conteúdo da aula anterior e apontar onde está encontrando dificuldades, fazendo um pequeno resumo colaborativo;
- formulários ao fim da aula — também é possível criar formulários ou quizzes rápidos e sem atribuição de notas ao fim de cada aula, com perguntas-chave feitas de forma curta e direta sobre o que foi visto;
- exercícios em grupo — ao fim de cada aula, os professores podem pedir que os alunos escrevam um pequeno comentário em duplas ou trios sobre as principais ideias discutidas ou, ainda, mapas mentais para representar visualmente o tema;
- autoavaliação — é interessante pedir para que os alunos autoavaliem em que nível de entendimento eles se encontram em relação ao conteúdo, por exemplo: iniciante, intermediário ou avançado.
Essas avaliações servem para coletar dados em tempo real sobre os resultados da turma. Com essas informações, os professores podem adequar as metodologias educacionais utilizadas, testar novas abordagens, olhar para o desempenho individual de cada aluno, entre outros pontos.
Quais são os benefícios desse tipo de avaliação?
A avaliação formativa ajuda os educadores a manter esses objetivos em mente, de modo que eles podem auxiliar os alunos a resolver quaisquer desafios que enfrentem antes que tenham maiores prejuízos no progresso acadêmico.
À medida que os professores monitoram o progresso dos alunos, eles conseguem utilizar o feedback para melhorar a experiência de aprendizagem e, como consequência, o desempenho geral do aluno.
Além disso, é uma maneira eficaz de aumentar a motivação em sala de aula. Ela ajuda os alunos a alinharem suas metas de aprendizado com os objetivos do curso ou conteúdo, estimulando-os a atingi-las por meio do acompanhamento consistente de seu progresso.
Então, trata-se de um método avaliativo que valoriza o protagonismo do estudante, já que esse monitoramento maior sobre o próprio desempenho em relação aos objetivos de aprendizagem estimula os alunos a assumirem uma postura ativa, consciente e responsável.
Ainda, ao monitorar o andamento da turma aplicando diferentes métodos de avaliação formativa, o professor pode criar experiências de aprendizado personalizadas, levando em conta o que dá mais certo e aquilo que parece não gerar tantos resultados.
Ou seja, ela ajuda a entender as necessidades exclusivas dos alunos e a refletir sobre as melhores maneiras de apoiá-los em suas jornadas de aprendizado. Em resumo, a avaliação formativa capacita os professores a tomar decisões baseadas em feedbacks.
Enfim, a avaliação formativa tem um enorme impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem. Os professores podem usar os dados da avaliação para melhorar seus métodos de ensino enquanto os alunos aproveitam essa ferramenta para se tornarem mais conscientes de seu progresso particular na construção de aprendizados.
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