O que é aprendizagem baseada em projetos e quais suas características?

O que é aprendizagem baseada em projetos e quais suas características?

Para tornar os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, muitas escolas estão recorrendo a diferentes metodologias ativas, conforme a faixa etária e objetivos de ensino. Quando o foco é a colaboração, o trabalho em equipe, o compartilhamento de ideias e a criação, uma alternativa a ser explorada é a aprendizagem baseada em projetos.

Essa metodologia tem o objetivo de criar uma jornada de aprendizagem por meio de várias etapas e tarefas até que se chegue a um produto final que evidencie a temática abordada. Trata-se de um trabalho bastante rico, que não apenas incentiva a produção do conhecimento, como também ajuda a desenvolver competências socioemocionais

Vamos entender mais sobre a aprendizagem baseada em projetos? Fique conosco nesta leitura e confira!

O que é aprendizagem baseada em projetos?

Aprendizagem baseada em projetos é uma abordagem pedagógica que dá aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidades por meio de projetos definidos em torno de desafios e problemas que eles podem enfrentar no mundo real.

Esse trabalho pode ser realizado tanto em grupos pequenos, na própria classe, quanto envolver outras turmas e até mais de uma disciplina, dependendo dos objetivos. Além disso, a tecnologia é bem-vinda, desde presente em materiais de apoio até na construção de protótipos, como robôs ou softwares.

Normalmente, a aprendizagem baseada em projetos inclui as seguintes fases ou etapas:

  • identificar o desafio, problema ou questão a ser respondida;
  • conceber uma solução e um caminho;
  • planejar essa solução, criando um escopo do projeto, contendo recursos, responsáveis, tarefas, etapas, esboços, desenhos, matrizes, moldes etc.;
  • receber feedbacks sobre a eficácia dessa solução;
  • apresentar o resultado.

O mais interessante dessa abordagem é a flexibilidade, isso porque não é exatamente o tamanho, nem a complexidade do projeto que importam. Muitas vezes, projetos rápidos e simples são suficientes para fornecer aos alunos oportunidades valiosas para fazer conexões entre o conteúdo e a prática.

Quais as características dessa metodologia ativa de aprendizagem?

Em essência, o modelo de aprendizagem baseada em problemas consiste nestas sete características:

  • concentra-se em uma questão, desafio ou problema grande e aberto para o aluno pesquisar e responder e/ou resolver;
  • agrega o que os alunos devem saber em termos de conhecimentos acadêmicos e sua capacidade de fazer correlações práticas;
  • baseia-se em investigação, estimula a curiosidade intrínseca e gera perguntas à medida que ajuda os alunos a buscarem respostas;
  • usa habilidades do século XXI, como pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade, entre outros;
  • inclui a escolha do aluno no processo;
  • oferece oportunidades para feedback e revisão do plano e do projeto, assim como na vida real;
  • exige que os alunos apresentem suas pesquisas e resultados para passar por revisão e crítica construtiva.

Quais os benefícios da aprendizagem baseada em projetos para a formação integral dos alunos?

Agora que você entende o que é a aprendizagem baseada em projetos, veja quais benefícios ressaltam o valor dessa metodologia ativa para a formação integral do aluno.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma competência socioemocional importantíssima e pode ser ensinada por meio da aprendizagem baseada em projetos. Por meio dela, os alunos aprendem a:

  • procurar fontes de informação e aprender com especialistas;
  • fazer escolhas responsáveis à medida que o projeto avança;
  • refletir sobre seus argumentos, dar e receber feedbacks;
  • colaborar com o outro;
  • valorizar o trabalho.

Envolvimento com o conteúdo

Essa abordagem incentiva que os alunos se envolvam mais profundamente com o conteúdo. Como eles se tornam a força motriz de seu próprio aprendizado, descobrem que sua voz é importante para conquistar mais conhecimento, aumentando sua sensação de pertencimento.

Desenvolvimento da comunicação

Um dos exercícios finais da aprendizagem baseada em projetos são apresentações nas quais os alunos têm a oportunidade de praticar e crescer em sua redação, oratória e comunicação geral. Essa habilidade também é desenvolvida em nível interpessoal ao longo das etapas do projetos.

Estimula a criatividade

A aprendizagem baseada em projetos estimula a criatividade no sentido mais amplo, da concepção ao design final da ideia concebida. Além disso, os alunos aprendem a lidar com todo tipo de interferência no projeto, como gestão de recursos, erros e retrabalhos, muitas vezes tendo que se adaptar a certas realidades.

Perseverança

A aprendizagem baseada em projetos também é uma oportunidade para os alunos criticarem e revisarem sua abordagem quando encontram obstáculos. À medida que continuam a explorar ativamente um problema do mundo real, eles adquirem um conhecimento mais profundo que requer investigação adicional – eles não podem desistir no meio do caminho.

Desenvolvimento da Motivação

Muitos modelos tradicionais de ensino podem ser simplesmente chatos para muitos alunos. A aprendizagem baseada em projetos, porém, cria uma conexão pessoal entre os estudantes, conteúdos, materiais, o ambiente, os colegas e professores, tornando o processo de aprendizagem muito mais significativo e divertido, colaborando para sua motivação.

Como implementar a aprendizagem baseada em projetos na sala de aula?

Agora que você já entende o funcionamento e os benefícios desta metodologia inovadora, veja algumas dicas de como implementá-la em sala de aula.

Estabeleça uma pergunta, enigma ou desafio

O ponto de partida é escolher uma temática que relacione o conteúdo estudado ao mundo real. Então, comece procurando qual será esse ponto de conexão, como uma pergunta, enigma ou desafio que deve ter como resposta a solução para uma problemática.

Direcione os objetivos, forma, competências e habilidades do projeto

Os alunos precisam saber quais são os trilhos por onde sua criatividade deve correr. Para isso, ofereça uma ou mais opções de projetos e formatos a serem desenvolvidos, por exemplo, uma peça de teatro, uma intervenção na escola, a criação de um site ou a construção de um robô. Além disso, descreva quais competências e habilidades serão avaliadas ao longo do processo.

Oriente a criação do escopo do projeto

Auxilie os alunos, criando um modelo com as etapas da criação do projeto. Uma opção é uma cartela de perguntas que deverão ser respondidas na etapa de planejamento:

  • O que será feito?
  • Como será feito?
  • Com quais recursos?
  • Quais as etapas da produção?
  • Quem serão os responsáveis por cada etapa?
  • Quais os prazos?

Fique à disposição dos grupos para tirar dúvidas e dar orientações

Mesmo com um planejamento bem definido, é normal que os alunos tenham dúvidas ou se percam no processo de construção do projeto. Nesse sentido, assuma a tutoria dos grupos e responda os seus questionamentos, sempre incentivando que eles encontrem o melhor caminho.

Após a apresentação, promova reflexões e feedbacks

Depois que os projetos forem apresentados, é importante realizar rodas de conversas para reflexão e fornecer feedbacks encorajadores para os estudantes compreenderem os pontos fortes e onde é necessário melhorar.

Considere a avaliação formativa, ao final

Ao realizar a avaliação, mais importante que o produto final está o caminho percorrido. Logo, a avaliação deve ser formativa, considerando cada etapa do processo de construção do projeto.

A aprendizagem baseada em projetos é um caminho muito rico para o engajamento de seus alunos e pode acontecer em diversos formatos e finalidades. Inclusive, se você deseja estruturar melhor a educação socioemocional em sua escola, saiba que o Programa Pleno também utiliza esse tipo de abordagem pedagógica nos pilares de sua metodologia. Isso porque um dos pontos altos do programa é desenvolver a investigação de projetos e problemas com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Você gostaria de conhecer melhor o Programa Pleno e entender por que ele está revolucionando a educação socioemocional nas escolas? Então, entre em contato conosco e descubra!

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