Aluno como protagonista do aprendizado, será que dá certo? Entenda mais sobre o conceito e seus benefícios para a educação!
Tradicionalmente, os professores têm ocupado o lugar de detentores do conhecimento e, consequentemente, de autoridade no interior da sala de aula. Os alunos, por sua vez, são levados a assumir um papel passivo e coadjuvante em seu próprio processo formativo.
As novas metodologias de ensino, chamadas metodologias ativas, questionam tal lógica e propõem abordagens diferenciadas, mais modernas e que dialogam com as atuais demandas da sociedade. Isso significa dar centralidade ao estudante, priorizando sua autonomia e o seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.
Essa proposta sugere uma mudança de perspectiva sobre o que é o ensino, transformando-o em uma via de mão dupla, na qual a participação e o engajamento dos alunos são fundamentais para que o aprendizado se torne uma realidade.
Desse modo, além da apreensão dos conteúdos, eles conseguem desenvolver habilidades socioemocionais de grande importância para seu futuro, tais como autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o que significa, qual a importância e como colaborar para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos! Vamos lá?
O que significa o aluno como protagonista do aprendizado?
Tornar o aluno protagonista significa, antes de qualquer coisa, dar centralidade a ele no processo de ensino e aprendizagem. Isso envolve uma mudança profunda no sistema educacional, ou seja, na maneira como compreendemos, pensamos e construímos cotidianamente a educação.
Mais do que transmissão de conteúdos e informações, a proposta é de que a formação ocorra por meio de uma construção conjunta do conhecimento, em que o professor e o aluno caminham lado a lado, ambos participando ativamente. Mas, isso não seria desvalorizar a importância dos educadores em sala de aula?
Ao contrário, a ideia é de que eles sejam ainda mais fundamentais para tornar o aprendizado efetivo, só que assumindo outra posição — não mais como figuras de autoridade e detentores do conhecimento, mas agora como mediadores e orientadores. Em outras palavras, uma via de mão dupla, em que colaboração e participação são palavras-chave.
Desse modo, estimular o protagonismo dos estudantes é o mesmo que investir em sua autonomia. É também uma maneira de oferecer uma educação mais completa, levando em consideração os aspectos cognitivos da aprendizagem, mas também os físicos, sociais e emocionais.
Esse método de ensino busca tornar o ambiente educacional mais dinâmico, atrativo, conectado e crítico, de forma a aumentar o engajamento dos estudantes e prepará-los para atuar expressivamente em um mundo em constante transformação e repleto de desafios.
Qual a importância de incentivar esse protagonismo?
A escola é o terreno do conhecimento em seu sentido amplo. Nesse espaço, os alunos aprendem muito mais do que os conteúdos disciplinares e obrigatórios, eles aprendem, sobretudo, sobre si mesmos, sobre o mundo e suas relações. E a educação tem exatamente essa função: preparar crianças e jovens para a vida.
Tomada de decisão responsável, consciência social, habilidades de relacionamento autoconhecimento, autorregulação, entre outras, são competências desejáveis, melhor do que isso, são exigências para os futuros cidadãos do século XXI.
Assim, a importância de tornar o aluno protagonista do aprendizado reside na possibilidade de proporcionar um desenvolvimento integral, ou seja, uma educação que o possibilite adquirir tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de estimular o protagonismo dos estudantes!
Desenvolvimento da autonomia
Como já dito, um aluno protagonista é um aluno autônomo, capaz de pensar e agir por conta própria, de buscar informações e alternativas para resolução dos desafios que se impõem.
O fortalecimento da independência e da responsabilidade é necessário para torná-lo um sujeito mais engajado na construção de sua própria vida (crescimento pessoal e profissional) e na transformação da sociedade.
Aprendizado mais eficiente e consistente
Os estudantes aprendem mais na posição de protagonistas do que na posição de coadjuvantes. Com essa nova metodologia, eles são constantemente instigados a apresentar, demonstrar, estruturar, praticar e compartilhar informações, referências e conceitos, isto é, a construir o próprio conhecimento.
Além disso, a sala de aula se torna um ambiente mais dinâmico e interessante, visto que eles são chamados intensamente a participar e os conteúdos disciplinares começam a dialogar mais com suas vivências, ou seja, fazem mais sentido.
Valorização do pensamento crítico e complexo
Qualquer situação pode ser vista e interpretada a partir de múltiplas perspectivas e todas elas são relevantes para o seu entendimento. O pensamento crítico e complexo é exatamente isso: levar todas as opiniões, informações e pontos de vista em consideração, estabelecendo os nexos necessários.
O estímulo a esse tipo de pensamento é importante também para ensinar o valor da diversidade, do respeito às diferenças, do compartilhamento e da colaboração.
Fomento à criatividade
Aumentar o potencial criativo do aluno é outro benefício do protagonismo na educação. A criatividade guarda íntima relação com a capacidade de pensar de modo alternativo, ou “fora da caixa”, e de criar soluções inovadoras para problemas comuns do cotidiano.
Conservar a curiosidade sobre o mundo, analisar situações com olhar multifocal, fazer escolhas conscientes e ousadas são características de uma pessoa criativa que fazem com que ela se destaque em qualquer contexto.
Como colocá-lo em prática?
O protagonismo só pode se tornar uma realidade a partir do envolvimento contínuo dos professores na tarefa de instigar e envolver os alunos na construção do próprio aprendizado. Assim, deve haver um esforço por parte dos educadores de estimular debates e reflexões em sala de aula, bem como de fomentar o trabalho em equipe e a participação ativa de todos.
Ceder espaço e levar realmente em consideração as opiniões e vivências dos alunos é fundamental. Outros modos de incentivar o protagonismo é fazer uso de ferramentas tecnológicas educativas e investir em novas metodologias pedagógicas (ensino híbrido, sala de aula invertida etc.).
Conforme vimos, colocar o aluno como protagonista do aprendizado é um método que traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo, melhorando as relações no ambiente escolar e desenvolvendo seres humanos capazes de intervir positivamente na sociedade.
A missão do Programa Pleno é transformar vidas a partir de uma formação integral, de modo a despertar os propósitos e o protagonismo de todos os estudantes. Interessou-se? Entre em contato conosco e conheça nossas propostas!