A nota baixa no boletim da criança é um recorte pontual do quanto o aprendizado foi internalizado e colocado em prática pelo aluno. E, dentro deste cenário, vários fatores externos podem influenciar, como a falta de interesse pelo tema específico, problemas de relacionamento ou ausência por motivo de doença em um dia crucial para o entendimento da matéria.
Em outras palavras, tal resultado não mede a inteligência ou capacidade de aprendizagem das crianças. Mas, sim, serve como um instrumento para a condução de seu desenvolvimento. Então, o que fazer dentro do relacionamento familiar para ajudar seu filho com as notas baixas no boletim? Confira agora.
Entenda os sentimentos da criança em relação às notas baixas
Cada criança vai vivenciar diferentes sentimentos em relação aos resultados ruins de suas provas e atividades. E isso também pode mudar, considerando a idade e momento em que elas vivem a situação.
É bem possível que crianças menores, inseguras e que estão começando a ser avaliadas por notas, exprimam sentimento de injustiça, como se os pontos tivessem sido tirados delas, que acabem se comparando com colegas ou se sintam menos inteligentes.
Já os adolescentes podem ficar deprimidos, ter vergonha de outros colegas descobrirem ou, ainda, desenvolver ansiedade por se julgarem incapazes de recuperar o desempenho. Entendendo tais sentimentos, a família consegue escolher a abordagem mais correta para ajudar na resolução.
Investigue motivos para o baixo desempenho no boletim
Os sentimentos dos adolescentes e crianças também podem ser desencadeados por outros fatores que atrapalharam seu desempenho na hora das atividades que valem pontos. Brigas com colegas, desentendimentos na família e outras preocupações costumam roubar a atenção do aluno, seja no momento de aprendizagem, seja na hora da realização das provas.
Em alguns casos, além do apoio para organizar os estudos ou reforço escolar, o aluno também precisa de um acompanhamento especializado e o suporte da escola para conseguir melhor desempenho no boletim escolar.
Mantenha atenção aos sinais de depressão e ansiedade
É muito comum que a nota baixa no boletim seja resultado de esgotamentos emocionais que a criança ou adolescente está vivendo. E em mês de campanha Setembro Amarelo, precisamos reforçar a importância desse olhar atento em casa e na escola.
A depressão, por exemplo, é um fator que costuma diminuir o nível de atenção e interesse do aluno em sala de aula. Por consequência, o desempenho na hora de realizar as provas é prejudicado.
O excesso de ansiedade também é comum para alguns indivíduos e, mesmo que eles se preparem para a prova e tenham pleno domínio do conhecimento, ainda há a possibilidade de que seu desempenho seja comprometido pelo estado de afobação e medo de não conseguir realizar as atividades.
Aliás, a forma de conduzir os estudos para recuperar notas escolares baixas também tem um papel importante no controle da ansiedade. Se os responsáveis transmitirem apreensão, as crianças poderão absorver esse sentimento e se sentirem incapazes. Por isso, manter a calma e demonstrar serenidade para a situação também são formas de contribuir para essa resolução.
Trabalhe a motivação e a autoestima
Se para os responsáveis a ideia de que a nota não define a inteligência da criança ou adolescente já está clara, para eles essa mensagem precisa ser transmitida recorrentemente e na forma de motivação e fortalecimento de sua autoestima.
Por isso, coloque doses de incentivos e mensagens positivas relacionadas ao desempenho escolar da criança. Reforce sua capacidade para reverter a nota baixa e, também, seus pontos fortes naquela e em outras matérias.
Comentários pessimistas, inclusive, devem ser refutados sempre. Muitos alunos costumam afirmar que não gostam de determinada matéria e nunca vão conseguir entendê-la, isso é um reforço negativo que precisa sempre ser sobreposto com pensamentos agradáveis.
Participe e ajude seu filho a criar uma rotina de estudos
Partindo para as boas práticas de execução, ajude seu filho a criar uma rotina que envolva estudos, lazer e descanso. É preciso ter equilíbrio para que o esgotamento não prejudique o aprendizado e a segurança do aluno em sua capacidade de realizar a prova.
Para que a criança não enxergue a quantidade de matéria a ser estudada como algo intransponível e difícil, divida os temas por dia, insira exercícios de fixação e sugira pequenas revisões do que já foi feito todo início de estudo.
Se necessário, busque um reforço escolar especializado ou atividades extras com os professores que possam ser usadas para os estudos. Até mesmo atividades lúdicas e de raciocínio lógico são boas aliadas nesse momento para que a rotina não fique maçante.
Esse momento dedicado à recuperação de nota baixa deve ser agradável para que a criança entenda que o estudo regular, seja para uma prova, seja para manter a matéria em dia, pode trazer muitos benefícios e não é uma punição pelo mau desempenho.
Elogie os progressos e resultados
Elogiar o progresso é muito importante para o encorajamento. Além disso, é uma forma de atestar que a organização dos estudos e o esforço que estão sendo realizados são as atitudes corretas a serem tomadas.
Com a chegada de novos resultados, elogie as vitórias. Vibrar com os acertos reforça o entusiasmo para buscar a melhoria constante do desempenho, não só para a recuperação da nota.
Não castigue por motivo da nota baixa no boletim
A relação entre causa e efeito é muito simplista no entendimento das crianças. Aplicar um castigo por causa das notas baixas pode criar o temor de ter um desempenho ruim nas provas novamente. Inclusive, em alguns casos, o bom desempenho está fora do alcance do aluno, como acontece durante um período emocionalmente difícil.
Além disso, por medo do castigo, talvez a criança recorra a outras formas de garantir o resultado, como decorar a matéria em vez de aprendê-la ou copiar respostas de outro colega.
Em vez de ensinar pelo medo, os familiares devem demonstrar apoio, empatia e colaboração. Tirar uma nota baixa é uma situação comum, que pode acontecer mais de uma vez e saber lidar com as dificuldades também é um ótimo aprendizado de autonomia e senso de responsabilidade.
Até na fase adulta eles serão constantemente avaliados, não é mesmo? Então, essa jornada de recuperação da nota baixa precisa ser oportunizada para deixar as crianças mais fortalecidas para situações futuras.
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